CI

Robótica agrícola viverá "boom" nos próximos anos

Tecnologia está cada vez mais rentável


As empresas de tecnologia agrícola estão investindo cada vez mais para que a robótica cresça e consiga trazer inúmeros resultados positivos para o setor, segundo o portal espanhol eleconomista.es. O “boom” real a curto prazo já começou com estufas inteligentes e tratores autônomos que, unidos pela coleta de robôs, são capazes de fazer um maior controle das atividades do campo. 

Nas plantações de morangos extensas da Califórnia, por exemplo, o principal produtor desta fruta depois da China, a tecnologia resolveu o grave problema da falta de mão de obra que ameaçou esta cultura. A Huelva Agricultural Robotic Solutions (Agrobot) desenvolveu um harvester, um tipo de colheitadeira, equipado com braços robóticos capazes de identificar morangos prontos para serem colhidos. 

O surgimento de startups em robótica agrícola está produzindo o chamado efeito das grandes empresas, que buscam um posicionamento estratégico na nova revolução que o campo vivenciará. Não só os gigantes de máquinas, até agora focado principalmente no trator autônomo, mas as empresas também de engenharia, farmacêuticas para suas divisões de fundos fitofarmacêuticos e de investimento estão de olho nas possibilidades oferecidas pelas pequenas e médias empresas inovadoras em robôs em desenvolvimento capaz de fazer todos os tipos de tarefas. 

Um dos casos mais recentes é a aquisição pela John Deere, da Blue River Technology, que desenvolveu uma máquina capaz de fazer aplicações individualizadas de herbicidas em cada planta. “Você tem que levar em conta que é uma tecnologia transversal: quando você tem robôs capazes de manipular, visão artificial para reconhecer e uma plataforma móvel você pode fazer qualquer coisa, e é isso que está acontecendo, alguém que começa no tomate acaba em Pimenta ou pepino Em dois ou três anos, as grandes empresas vão liderar essa indústria emergente integrando essas startups ", diz o portal. 

O engenheiro industrial Antonio Barrientos, responsável pelo Centro de Automação e Robótica do Politécnico de Madri, garante que a robótica agrícola seja mais desenvolvida do que todo mundo imagina. "Na verdade, você pode robotizar uma boa parte da atividade, existem muitas experiências piloto que validam os desenvolvimentos para dizer que é viável, outra coisa é que agora é rentável", conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.