CI

Robótica auxilia processamento de carnes 

No setor cárneo, esses equipamentos têm preenchido o espaço entre a coleta de informações e ações


A modernização dos meios de produção, principalmente da robótica, está auxiliando o processamento de carnes no Brasil e no mundo. De acordo com a CarneTec Brasil, os fabricantes estão criando mais robôs que detêm uma alta classe de proteção para atender as necessidades de bens não embalados e subsequente lavagem, as máquinas têm experimentado um uso maior no processamento de carnes e aves. 

“Outrora utilizadas apenas em embalo secundário e terciário, como na paletização, os robôs agora começaram a figurar nas primeiras etapas de produção, ficando em contato direto com os alimentos”, disse o portal que é especializado na produção de carnes. 

Nesse cenário, um artigo técnico já em desenvolvimento pela Associação para Tecnologias de Embalagem e Processamento dos Estados Unidos (PMM), revela que as indústrias de alimentos, bebidas e cuidados pessoais contabilizou “13% de todas as aquisições de robôs nas Américas em 2017 – perdendo apenas para o setor automotivo, que ainda detém as maiores fatias em robótica”. 

“O crescimento no uso de tecnologia nos setores de carnes bovina e avícola pode ser atribuído à nova funcionalidade para lidar com uma variedade maior de alimentos. A durabilidade agregada permite que os robôs superem o uso de produtos químicos nocivos e as altas temperaturas necessárias para atender a códigos sanitários, ao passo que o acréscimo de flexibilidade permite que as máquinas interajam com itens delicados sem colocar os produtos em risco”, completa o texto. 

No setor cárneo, esses equipamentos têm preenchido o espaço entre a coleta de informações e ações, melhorias céleres em eficiência e segurança alimentar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.