CI

Rodada do Conhecimento discute o cavalo Crioulo na teoria e na prática

A programação da 87ª Expofeira de Pelotas (RS) abriu espaço para a discussão técnica específica sobre o cavalo Crioulo


Dentro da agenda do evento, a atividade chamada Rodada do Conhecimento promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) levou importante público ao parque Ildefonso Simões Lopes e debateu o manejo de animais da raça na teoria e na prática.

O encontro foi realizado na tarde de quarta-feira, 9 de setembro, e teve como único requisito à participação dos inscritos a doação de dois quilos de alimento não perecível, cujo montante fará parte de ação beneficente promovida pela ABCCC. A etapa teórica ocorreu no auditório da Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul (Vetesul) e a prática na pista de julgamentos do parque.

Na abertura do evento o gerente técnico da empresa paulista Botupharma, Daniel Pasquini, ministrou a palestra intitulada o Uso das biotecnologias da reprodução na raça Crioula, na qual apresentou métodos de otimização dos processos reprodutivos através de tecnologias como a inseminação artificial e a transferência de embriões. De acordo com Pasquini, o cavalo Crioulo possibilita o uso dessas tecnologias com alta possibilidade de eficácia em relação a outras raças, por ser um animal rústico.

Em seguida a rodada se voltou às atividades externas, em uma conversa aberta envolvendo três painelistas. Ibsen Votto, gerente técnico e de eventos da ABCCC, Claiton Jardel, domador e treinador de cavalos, e Ricardo Borges, jurado e superintendente adjunto do Registro Genealógico da ABCCC, falaram sobre a preparação para exposições e o julgamento de animais da raça.

Com participação ativa dos participantes, a discussão envolveu temas como o casqueamento e ferrageamento dos cavalos, doma, treinamento morfológico e funcional, e ainda critérios de avaliação de animais em todas as categorias do julgamento morfológico.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.