CI

Rolante realiza Seminário sobre Solos e Pastagens pela Chamada Pública do Leite

O seminário foi prestigiado pelo secretário Municipal de Agricultura de Rolante, Jair Gilberto Fleck


O seminário foi prestigiado pelo secretário Municipal de Agricultura de Rolante, Jair Gilberto Fleck

A Emater/RS-Ascar de Rolante, em parceria com a Embrapa Clima Temperado, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolante, realizou nesta quarta-feira (14/12) um seminário sobre manejo de solos e de pastagens em sistemas integrados de produção. O evento aconteceu no Espaço Cultural da cidade e teve a participação de 70 pessoas, a maioria produtores da Chamada Pública do Leite dos municípios de Rolante, Taquara, Parobé, Araricá e Sapiranga.

Durante a programação foram debatidos o planejamento forrageiro e alternativas de pastagens para produção de leite, balanço nutricional e formulação de dietas em gado leiteiro. Os pesquisadores da Embrapa, Jorge Schafhauser e Jamir Luis Silva da Silva, em conjunto com a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar de Rolante, Maria Rosane Renck, apresentaram resultados de pesquisa e fizeram as indicações para a produção de leite, de acordo com a realidade dos vales dos Sinos e Paranhana. ?Este evento faz parte do esforço da Emater/RS em qualificar o pequeno produtor contemplado dentro da Chamada do Leite?, ressalta Maria Rosane. 

O produtor de leite Jeferson Luis Mergener, da localidade de Linha Mergener, Rolante, esteve participando do seminário e comentou que ?os conhecimentos apresentados sempre ajudam a esclarecer a prática do campo, e que estes eventos são muito importantes para o produtor. Também precisamos do entendimento sobre o maquinário e as técnicas utilizadas no dia-a-dia?. A família de Jeferson trabalha na produção de leite há pelo menos 50 anos e é a principal atividade deles. 

O seminário foi prestigiado pelo secretário Municipal de Agricultura de Rolante, Jair Gilberto Fleck, que apresentou o balanço das atividades realizadas junto às propriedades rurais durante sua gestão nesta área. A chefe do escritório da Emater/RS-Ascar de Rolante, Janelise Wastowski, ressalta a importância da busca pela capacitação constante dos agricultores, profissionalizando cada vez mais suas atividades. ?Nós constatamos melhorias significativas nas propriedades das famílias beneficiadas pela Chamada Pública do Leite. Ressaltamos também que o sucesso se deve ao trabalho desenvolvido com as parcerias no município?, finalizou Janelise.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.