CI

Rota do Desenvolvimento: Senar/MS aborda sustentabilidade e sucessão Familiar

Palestrantes destacaram atuação do Senar/MS em programas e ações que visam atender as demandas do setor produtivo


Temas atuais e que estão presentes nas ações e programas da Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural foram apresentados no ciclo de palestras da Rota do Desenvolvimento, na última terça-feira (8), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

A primeira apresentação foi ministrada pelo engenheiro agrônomo e educador do Senar/MS, Rui Gessi, que abordou a importância dos conceitos responsáveis pelo desenvolvimento nas propriedades familiares “Para que a sustentabilidade seja alcançada no setor rural é preciso observamos três aspectos: social, econômico e ambiental. Aqui temos de destacar que não importa a atividade ou o tamanho da propriedade, mas sim, a qualidade com que o manejo é feito”, pontuou.

Gessi destacou os gargalos que estão presentes na realidade do setor produtivo em todo território nacional e quais os desafios a serem cumpridos. "O crescimento somente será sustentável quando for economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente justo para a humanidade como um todo. Diante disso, o Senar/MS vem contribuindo no sentido de preparar os produtores rurais para que possam gerir suas propriedades e melhorar a produtividade, por intermédio de programas que contemplem a  técnica gerencial e empreendedora”, acrescentou.

Sucessão Familiar na atualidade – O médico veterinário, Vidal Subtil, supervisor regional do Senar/MS, ficou responsável por falar de um tema que chama atenção da maior parte das famílias do meio rural: a sucessão familiar. “A Rota do Desenvolvimento é uma excelente oportunidade de conversarmos sobre um assunto tão abrangente, mas que necessita ser discutido e definido o quanto antes nas famílias. O cenário que verificamos é de patriarcas que lutaram a vida inteira para construir um negócio e proporcionar melhores oportunidades profissionais aos filhos, entretanto, se deparam com desinteresse dos herdeiros no momento de ‘passar o bastão’ da administração da atividade rural”, detalha.

Subtil é interlocutor da instituição junto aos sindicatos rurais da região Leste do Estado. O profissional reforça que o objetivo principal da palestra é provocar a reflexão dos participantes, sejam pais ou filhos. “Deixamos claro que em algum momento da vida, o produtor rural vai enfrentar esta situação então precisa construir um relacionamento com sua família para aproximar os herdeiros do objetivo comum que é permanecer com o negócio e buscar o desenvolvimento da atividade”, argumenta.

Sobre a Rota do Desenvolvimento - é um evento criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul que busca, por meio de palestras e workshops, soluções para os pequenos negócios e gestores públicos. A finalidade é que proporcionar as melhores soluções para negócios empreendedores dos setores de alimentos, moda, bares e restaurantes, salões de beleza, automotivo, atividades rurais, indústrias, turismo e cultura, MEI, crédito, gestão pública, inclusão digital e uma programação exclusiva para mulheres de negócios.

O Senar/MS terá um estande institucional para receber o público interessado em esclarecer dúvidas ou conhecer as ações e programas da instituição. Um dos destaques é a comercialização de hortifrutigranjeiros produzidos por famílias assistidas pela metodologia de ATeG – Assistência Técnica e Gerencial. No total, 400 famílias de 21 municípios do Estado recebem orientação técnica do programa Hortifruti Legal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.