Rotação de produtos com diferentes modos de ação é essencial para evitar resistência e controlar a alta população de psilídeos
CI
Imagem: Fundecitrus
RESISTÊNCIA

Rotação de produtos com diferentes modos de ação é essencial para evitar resistência e controlar a alta população de psilídeos

A resistência é um problema que compromete o controle eficiente de pragas e doenças: ela acontece quando são feitas aplicações sucessivas de um ou mais produtos com o mesmo modo de ação
Por:

A resistência é um problema que compromete o controle eficiente de pragas e doenças: ela acontece quando são feitas aplicações sucessivas de um ou mais produtos com o mesmo modo de ação, o que seleciona indivíduos resistentes dentro de uma população, ou seja, eles deixam de responder às aplicações.

Aplicações seguidas do grupo químico dos piretróides, que tem sido muito utilizado pelos citricultores, podem levar à resistência. A redução de eficiência de produtos ocasiona diminuição do período de controle e necessidade de reaplicações, elevando os custos de produção. Para evitá-la, é fundamental adotar a rotação de produtos com diferentes modos de ação.

Como fazer a rotação corretamente?

Para o controle do psilídeo, a rotação deve ser feita alternando defensivos de pelo menos três diferentes modos de ação – não basta rotacionar grupos químicos. Caso o produtor utilize produtos que reúnam dois ou mais modos de ação, a aplicação seguinte deve ser com um produto que apresente modo de ação distinto.

Neste momento, em que dados do Alerta Fitossanitário demonstram crescimento significativo da população de psilídeos desde 2020 – devido às condições propícias para reprodução e dispersão do inseto, como aumento de brotações e altas temperaturas e baixa umidade –, o pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda alerta que os cuidados devem ser ainda mais rigorosos.

“Estamos enfrentando um longo período de alta população do inseto, e os meses tradicionalmente mais críticos, devido ao início das chuvas, estão se aproximando, o que exige não só a adoção de manejo rigoroso, mas também atenção à rotação”, explica. “Se a rotação não for feita da forma correta, o produtor enfrentará problemas com populações resistentes em sua propriedade, o que pode levar ao aumento da incidência do greening”, diz.

Guia de controle: orientações sobre manejo e produtos

O Guia de controle de pragas e doenças, desenvolvido pelo Fundecitrus, traz orientações importantes sobre manejo e produtos a serem utilizados, de acordo com a ProteCitrus e separados por princípio ativo, grupo químico e modo de ação. Esse e outros materiais estão disponíveis para download gratuito em: www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais.

Série sobre resistência

O Fundecitrus inicia hoje uma série de posts sobre o assunto em suas redes sociais. Siga a instituição no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin para saber mais sobre o assunto. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.