CI

Roteiro das Agroindústrias em Alpestre atrai turistas da região

As inúmeras potencialidades do município de Alpestre estão se tornando atrativos para visitantes de toda a região.


As inúmeras potencialidades do município de Alpestre estão se tornando atrativos para visitantes de toda a região. Alguns desses potenciais já se concretizaram em roteiros turísticos. Na semana passada, o grupo de 35 mulheres de cinco municípios da região, Constantina, Liberato Salzano, São José das Missões, Engenho Velho, Rondinha, que estão inseridas em um projeto de incentivo a produção orgânica, visitaram Alpestre e puderam conhecer a cultura das comunidades rurais, além de experimentar a diversidade das agroindústrias locais.

As agroindústrias e a cooperativa de Alpestre recebem centenas de visitantes ao longo do ano. Observando essa demanda surgiu a ideia de incorporar o turismo às atividades do município. O Roteiro das Agroindústrias é um dos roteiros oferecidos em Alpestre. No trajeto, os visitantes conhecem a diversidade de produtos que são transformados e geram renda para as famílias do meio rural. A inserção das agroindústrias nos roteiros turísticos é uma forma de incentivo à atividade, que permite às famílias a comercialização dos seus produtos e a motivação para permanecer no meio rural.

No início do roteiro, o grupo de mulheres foi recepcionado na Casa Familiar Rural de Alpestre e conheceu a Biofábrica de Micropropagação Vegetal, onde diferentes espécies de mudas frutíferas e ornamentais são multiplicadas. Todo o trajeto do roteiro foi guiado pelo presidente da Cooperativa Extremo Norte, Wagner Rogério Bohn. Na sequência, o grupo conheceu a agroindústria de alimentos minimamente processados de Alpestre. 

Para o almoço, o grupo foi recepcionado com música e animação pela família Ogliari, na propriedade da Linha São Miguel, onde um espaço aconchegante foi construído pela família para receber os visitantes. A propriedade dos agricultores, Altair e Leonides Ogliari, é exemplo de sucessão e iniciação no cultivo orgânico. Com a permanência do filho Mateus, a família está iniciando um projeto para certificar a produção de laranja orgânica. A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido por Mateus no curso superior de Tecnologia em Agropecuária, que o jovem cursa em Frederico Westphalen. Com o apoio dos pais e com iniciativas de produções limpas, o jovem escolheu permanecer e investir na propriedade da família.

Em Alpestre, todas as propriedades e agroindústrias visitadas já contam com a sucessão familiar. A presença do jovem, na maioria das vezes, é o que motiva e impulsiona o investimento nas agroindústrias. Na comunidade da Linha da Barra Grande, o grupo conheceu a agroindústria de panificados, empreendimento do jovem Felipe Schleicher. Segundo o jovem, os pães, cucas e bolachas produzidos na agroindústria devem manter a qualidade, para não perder as características do produto caseiro. A agroindústria comercializa os produtos na merenda escolar, nas comunidades do interior, na feira semanal do município e nas feiras regionais.

A próxima parada do roteiro foi a propriedade da família Erthal, local onde a família produz cana e transforma a matéria prima em melado e açúcar mascavo. A família Erthal sempre produziu o doce de cana e, a partir de 2005, começou a sonhar com a construção da agroindústria para aumentar essa produção. Em determinadas épocas, a procura pelos produtos da agroindústria Ponto Norte ultrapassa a capacidade de produção, que hoje gira em média de 100 quilos de melado por semana.

Para encerrar o roteiro, o grupo de mulheres visitou a propriedade da família Rockembach, na Linha Farinhas. Ali puderam degustar um delicioso café colonial, servido com uma enorme variedade de produtos produzidos na propriedade pela família. A intenção do casal, Paulo e Janete, é construir uma agroindústria de embutidos, mais uma forma de geração de renda, além da viticultura, para ser um estímulo à permanência dos filhos na propriedade, os jovens Mateus e Dominique.

O turismo em Alpestre está crescendo a passos largos. O município conta com um Conselho do Turismo, formado por entidades locais que tem o interesse de desenvolver esse setor. A Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal de Educação e a Cooperativa Extremo Norte também fazem parte do Conselho. Alpestre é o primeiro município da região que possui um Plano de Desenvolvimento do Turismo, o qual incorpora um diagnóstico do turismo local e um planejamento na área para dez anos. "As propriedades estão se organizando para receber cada vez melhor os visitantes. O turismo é uma forma de mostrar um pouco do município, divulgar aquilo que temos de melhor, além de ser uma forma de geração de renda para as famílias envolvidas", exclamou a extensionista da Emater/RS-Ascar, Adriana Fátima Memlak.

O trabalho da Emater/RS-Ascar, no que tange o turismo rural, tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade turística sob a ótica da sustentabilidade econômica, social e ambiental, valorizando a cultura local e promovendo a integração da comunidade, para contribuir com a consolidação da atividade como fonte de renda às famílias rurais. "A atuação da Emater em relação ao turismo rural segue algumas premissas, como o incremento da renda das famílias rurais, o protagonismo da mulher, a possibilidade de inclusão produtiva do jovem, canais alternativos de comercialização, valorização cultura, e tantos outros fatores que agregam ao processo", afirmou a assistente técnico regional social da Emater/RS-Ascar, Dulcenéia Haas Wommer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.