CI

Rótulos de alimentos poderão ter de informar quantia de água usada na produção

Projeto é do deputado João Derly (Rede-RS)


Projeto é do deputado João Derly (Rede-RS)

As embalagens e os rótulos de produtos alimentícios poderão ter de informar de forma clara e facilmente legível a quantidade total de água empregada no processo de produção, somando todas as etapas. É o que prevê o projeto do deputado João Derly (Rede-RS), em tramitação na Câmara. “Temos por objetivo conscientizar os consumidores de que suas escolhas têm consequências. Espera-se que as pessoas aprendam a balancear seu consumo, privilegiando, quando possível, alimentos com menos água empregada na sua produção”, completou.

O parlamentar comparou a quantidade de água necessária para produzir alguns gêneros alimentícios corriqueiros: a produção de um quilo de tomate, por exemplo, consome 214 litros de água; um quilo de batata consome 287 litros; um quilo de banana, 790 litros; de arroz, 2.497 litros; de carne de frango, 4.325 litros e um quilo de carne bovina requer para a sua produção 15.415 litros de água. “Trabalha-se atualmente com um conceito chamado de ‘pegada hídrica’, que no caso de produtos agropecuários e industriais é a quantidade de água empregada em sua produção , somando todas as etapas”, explica Derly.

“Alguns alimentos consomem uma quantidade extremamente desproporcionada de água e são, consequentemente, menos sustentáveis", afirma. De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e; de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.