RS: 83% do arroz está em fase reprodutiva
CI
Imagem: Marcel Oliveira
GRÃOS

RS: 83% do arroz está em fase reprodutiva

Apenas 7% das áreas estão em maturação
Por: -Eliza Maliszewski

A nova safra de arroz no Rio Grande do Sul, maior estado produtor, começa a ganhar forma. A Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou uma atualização sobre a evolução dos estádios fenológicos da cultura.

A maior parte da área (774 mil hectares ou 82,62%) está na fase reprodutiva. Neste momento a planta está iniciando o período de reprodução, definindo número de grãos por planta e enchimento dos mesmos, com duração de também aproximadamente 60 dias. Cerca de 10,41% ou pouco mais de 97 mil hectares estão na fase vegetativa, aquela logo após a emergência, quando a planta coloca folhas e perfilhos. Outros 65 mil hectares ou 7% estão na fase de maturação, última antes da colheita. Já a fase de colheita alcança 55 hectares ou 0,01%. 

A Dater está preparando os números finais da semeadura, que é dada, praticamente, como encerrada. Isso, em virtude das informações colhidas pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da autarquia, que estão em campo, juntamente com os produtores, fechando os dados da semeadura referente à safra 2020/2021. O levantamento conclusivo será divulgado até o final deste mês.

Veja o levantamento do desenvolvimento por regiões:


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink