RS: Afubra recebe 353 notificações de estragos pelo granizo
CI
Imagem: Marcel Oliveira
FUMICULTURA

RS: Afubra recebe 353 notificações de estragos pelo granizo

Município de Venâncio Aires foi bastante atingido. Sobradinho também registrou danos
Por:

A chuva dessa quarta-feira, 16, ocasionou queda de granizo em alguns pontos da região. Conforme dados da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), até o início da manhã desta quinta-feira, 17, foram 353 notificações de estragos nas lavouras de tabaco. O número maior foi em Venâncio Aire, com 231 avisos, seguido de Sobradinho com 121.

Conforme o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, o prejuízo ocasionado por granizo foi 18% maior neste ano em comparação com 2019, considerando todas as regiões produtoras. “Tivemos quedas de granizo pequenas, mas nada parecido com agora. As fotos postadas nas redes sociais assustam. Muitos produtores tiveram perda total”, disse.

Já em relação à entrega nas indústrias, o volume é tímido na região. Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires chegaram a 1% do total até o momento, enquanto Candelária e Sobradinho estão abaixo de 1%. Conforme Werner, na reunião de conselheiros das regiões produtoras, realizada na última semana, o retorno foi positivo em relação à satisfação dos produtores.

Sobre a colheira, até a tarde dessa terça-feira, 15, Santa Cruz do Sul havia atingido 52% da área plantada. Venâncio Aires está com 50%, Candelária chegou a 47% e Sobradinho registra um percentual inferior, com apenas 15%.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink