CI

RS: agricultores de Planalto investem na atividade da citricultura

A atividade da citricultura no município de Planalto cresce exponencialmente a cada ano


Foto: Pixabay

Para qualificar a atividade da citricultura no município de Planalto, que cresce exponencialmente a cada ano, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), presta assistência técnica às famílias de agricultores em todas as fases de produção da cultura, desde a implantação de novos pomares, o manejo, até a comercialização. Uma das ações recentes realizada junto às famílias de citricultores do município foi a encomenda de mudas adquiridas junto a viveiros credenciados e registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), garantindo a sanidade e qualidade das mudas que serão implantadas nas propriedades. Nos dias 19 e 26 de agosto, a equipe da Emater/RS-Ascar realizou a entrega aos agricultores.

"Os pedidos foram realizados para facilitar a organização e controle das cultivares. O objetivo é que as famílias possam produzir frutas para geração de renda e melhoria da qualidade de vida", comentou o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Doraci Bedin. Ao todo, foram entregues 11.371 mudas de citros: laranja das cultivares Valência, Valência Late, Umbigo Baia, Monteparnaso, Folha Murcha, Rubi, Iapar 73, Salustiana e Laranja do Céu, além das mudas de bergamota das variedades Montenegrina Rainha, Ponkan, Murcot, Bergamota Caí, BRS Hada e limão Taithi.

"Esse trabalho iniciou no ano de 2017 e a cada safra que passa percebemos o aumento na diversificação de cultivares e do número de produtores", completou Bedin. Toda a organização dos pedidos e recomendação da escolha de cultivares foi realizada pela Emater/RS-Ascar.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.