CI

RS: agricultores de Porto Vera Cruz participam de Dia de Campo sobre Melão e Melancia

A cultura de melão e melancia no município de Porto Vera Cruz está em plena produção


Foto: Marcel Oliveira

Com o objetivo de promover troca de experiências entre produtores e técnicos na área da fruticultura, com foco na produção de melão e melancia, um dia de campo sobre o tema foi realizada em Porto Vera Cruz, Noroeste do Estado, nesta quinta-feira (25/11). Com dicas simples e eficientes, mais de 90 produtores e estudantes de Porto Vera Cruz puderam conferir na prática o trabalho desenvolvido na propriedade do casal Elói e Zélia Ledur, na comunidade de Roncador.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Gilberto Barbaro, responsável pela estação sobre produção de melão e melancia, destacou a importância do preparo do solo, iniciando pela coleta e análise de solo, para então tomar as melhores decisões. Também a subsolagem, incorporação da adubação e, posteriormente, preparo dos sulcos de plantio, além da qualidade de sementes e mudas, controle de pragas e doenças, adubação e tratos culturais. Durante o evento foi possível visualizar os sistemas de produção utilizando o plástico mulching, discutindo-se os benefícios desta tecnologia na produção eficiente de melão.

Responsável pela estação sobre irrigação, com ênfase no crédito Rural e outorgas d'água, o extensionista Eliton Horn esclareceu os passos e possibilidades de financiamento de sistemas de irrigação, com projetos elaborados pela Emater/RS-Ascar. Também foi abordada a importância do sistema de irrigação como forma de ampliar a produtividade e dar segurança hídrica à lavoura, as possibilidades de acesso a outorgas d'água, através da Agência Nacional das Águas (ANA) e do Siout, uma outorga estadual, que permite realizar captação de água de rios.

O evento é resultado da parceria entre Equipe Municipal da Emater/RS-Ascar, Secretaria Municipal da Agricultura de Porto Vera Cruz e da Agropecuária do Galo de Santa Rosa. O prefeito, José Andrade de Matos, que esteve presente no dia de campo, reiterou a importância do trabalho de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no sentido de fomentar e qualificar a produção de frutas no município, destacando o trabalho realizado em parceria com a Administração Municipal.

A cultura de melão e melancia no município de Porto Vera Cruz está em plena produção, com alto rendimento por hectare, sendo comercializado no mercado local, venda direta ao consumidor, além de inserção no mercado regional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.