RS: Agricultores familiares garantem venda de soja
CI
Agronegócio

RS: Agricultores familiares garantem venda de soja

Intenção é vender soja para a Camera Agroalimentos, produtora de biodiesel
Por:

Os produtores familiares da região de Santa Rosa aproveitaram o 27º Encontro Estadual de Hortigranjeiros para se inscreverem no Programa Nacional de Biocombustível do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A intenção é vender soja para a Camera Agroalimentos, produtora de biodiesel. Os produtores inscritos contarão com assistência técnica da empresa e uma espécie de "bônus" no pagamento do grão, ainda sem valor definido. No ano passado, na primeira edição do projeto, o plus foi de R$ 1,00 a mais por saca, além da assistência técnica durante toda a safra. Além disso, produtor e indústria recebem incentivos fiscais.

Até agora, 80 agricultores se inscreveram no projeto, que também se destina à compra de girassol e canola. Um deles é o agricultor Sérgio Vilmar Weimer, de Lajeado Pessegueiro, interior de Santa Rosa, que participa pela segunda vez do projeto. Neste ano, irá cultivar 40 hectares de soja, dos quais reservará 20 ha ao projeto. Milton Kreulich, gerente comercial de uma das filiais da Camera, destaca que a vantagem para o produtor é ganhar mais pela oleaginosa e ter a garantia de compra pela indústria de biodiesel.

No dia 4 de outubro, representantes do MDA vêm a Santa Rosa para liberação da minuta do contrato. Ainda não há prazo para o fim das inscrições, mas produtores podem efetuá-la na sede da Camera em Santa Rosa. Neste final de semana, as inscrições podem ser feitas na Casa do Leite do Parque Municipal de Exposições, durante o 27 Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que se encerra domingo.

A Usina de Biodiesel da Camera, localizada em Ijuí, inicia a produção do combustível em outubro. Os contratos assinados durante a feira são para compra da safra 2010/11. A demanda da empresa será de 1,3 milhão de sacos de soja: 25 mil sacas/dia para uma produção de 300 mil litros de biodiesel/dia. O combustível será destinado aos leilões da Petrobras.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink