CI

RS: Agricultores não precisam pagar sementes do milho safra e safrinha

Devem ser beneficiados todos os produtores residentes em Municípios que decretaram situação de emergência


O governo estadual anunciou nessa terça--feira (24) a anistia do programa Troca-Troca das sementes de milho da safra deste ano em função das perdas causadas pela estiagem.

Isso significa que os agricultores não precisarão pagar as sementes do milho safra e safrinha. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, por exemplo, distribuiu cerca de duas mil, 750 sacas.

O assessor de política agrícola da Fetag, Airton José Hochscheid, disse para a reportagem da Progresso que agora resta aguardar o decreto que oficializa o anúncio feito nessa terça-feira pelo governador Tarso Genro.

Ele acredita que devem ser beneficiados todos os produtores residentes em Municípios que decretaram situação de emergência, o que abrange, por exemplo, toda a região Noroeste.

Quanto ao milho/Conab, para alimentação dos animais e aves, Airton Hochscheid, ressaltou que o produto deve ser comercializado ao preço mínimo de 17 reais e 46 centavos a saca.

Salientou que o produto deve chegar ao Rio Grande do Sul, oriundo de Mato Grosso, na metade de fevereiro, com frete subsidiado.

Inclusive o sindicato dos trabalhadores rurais de Ijuí já está efetuando inscrições de produtores interessados em receber milho/Conab.

Ainda em relação a anistia das sementes de milho troca-troca, entre produtores de Ijuí, Bozano e Coronel Barros, vão ser economizados em torno de 175 mil reais.

O problema é para os agricultores que adquiriram sementes nas empresas. Nesse caso, o produto terá que ser pago, porém é uma parcela muito pequena de produtores nessa situação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.