CI

RS: atividade da suinocultura é debatida em seminário realizado em Aratiba

O extensionista da Emater/RS-Ascar explicou o uso e rendimento econômico do sistema de bionergias


Foto: Pixabay

As vantagens do biodigestor/biogás, legislação e os procedimentos para implantação e manejo dos dejetos dos suínos foram temas das palestras que marcaram o Seminário de Suinocultura realizado em Aratiba, nesta quinta-feira (09/06), na comunidade Esperança Alta.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Valdir Zonin explicou o uso e rendimento econômico do sistema de bionergias. Quanto ao Biogás, Zonin chamou atenção para a portaria que institui o Programa Nacional de Redução de Emissões de Metano. A medida, cria um moderno e inovador mercado regulador de carbono, com foco na exportação de crédito de carbono, especialmente para países e empresas que precisam compensar emissões para cumprir com seus compromissos de neutralidade de carbono. Também expôs as vantagens do Programa de Incentivo à Geração de Energia Elétrica com Biogás (Biogás/RS) que, entre outras coisas, incentiva o correto destino dos dejetos.

"Os biodigestores funcionam bem, mas exige conhecimento e dedicação", enfatizou Zonin, ao apresentar dois exemplos da região do Alto Uruguai, cujos produtores possuem o sistema em suas granjas, um de Gaurama e outro de Campinas do Sul.

O pesquisador da Embrapa Suínos e Aves Evandro Carlos Barros falou sobre o uso de dejetos suínos como oportunidade na agricultura. Ele destacou várias possibilidades de uso, dentre elas a fertirrigação. Também chamou atenção para o manejo correto das esterqueiras e fez recomendações técnicas de adubação para eficiência agronômica. Um dos fatores importantes para o sistema, segundo Barros, é o impacto do uso da água nos dejetos. "O produtor precisa saber o quanto usa de água, para não cometer excesso", destaca.

Relato

O produtor Giovani José Bertella, de Campinas do Sul, fez um relato de sua experiência na Granja Bertella, localizada na Linha Lajeado Ipiranga, onde cria 10 mil suínos e há três anos instalou o primeiro biodigestor. Ele explicou como se dá o processo de manejo para produzir o composto orgânico com qualidade. Segundo ele, o que não é utilizado na compostagem vai para fertirrigação em lavouras. Também expôs o rendimento e as vantagens econômicas do biodigestor.

Após as palestras, a programação seguiu com pronunciamentos das autoridades e lideranças. O prefeito de Aratiba, Gilberto Hendges, juntamente com o vice-prefeito, Gelson Carbonera, deram as boas-vindas aos participantes. O gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar em Erechim, Cezar da Rosa, e o presidente do Núcleo de Produtores de Suínos de Aratiba, Amarildo Rachelle e o representante da Sicredi, Ricardo Calza, também destacaram a importância do seminário nas informações técnicas da atividade.

Visita técnica

Após o almoço a programação seguiu com visita técnica à Granja Três Palmeiras - Fazenda Visentini, propriedade da família Visentini. Na primeira estação, a família relatou a infraestrutura da propriedade com área de 50 hectares, dos quais 22 são irrigados e destinados para produção de pastagens. Na granja, as atividades são voltadas para criação de 2.500 suínos no sistema de parceria, e a criação de gado de corte. As atividades já estão sendo conduzidas pela terceira geração. O jovem Ricardo, de 29 anos, que é médico veterinário, pelo seu pai Flori, de 56 anos, e pela sua mãe Ivani, de 59 anos. Também conta a experiência repassada pelo seu avô Onélio, 86 anos, e sua avó Neri, de 85 anos. Ricardo e Flori explicaram o processo de condução da propriedade, destacando ainda a importância da sucessão familiar. A estação, contou com os acompanhamentos da equipe do Escritório Municipal de Aratiba, integrada pelos extensionistas rurais Gilmar Schardong, Cleonice Dobrovolski e Ricardo Barbieri.

Na segunda estação, o pesquisador da Embrapa Aves e Suínos Evandro Barros reforçou as orientações sobre o armazenamento dos dejetos, dentre outras recomendações técnicas no manejo das esterqueiras e da fertirrigação. Participaram produtores e extensionistas de vários municípios da Emater/RS-Ascar.

O Seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Aratiba, com apoio do Sicredi e do Núcleo de Suinocultores de Aratiba.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.