CI

RS: audiência pública vai debater política de preço do tabaco no Estado

Encontro virtual ocorre nesta quinta-feira, 23, às 10h30, e foi um pedido do deputado Elton Weber


Foto: Marcel Oliveira

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa realiza nesta quinta-feira, 23, às 10h30, audiência pública virtual para debater a política de preço do tabaco no Rio Grande do Sul, por solicitação do deputado Elton Weber (PSB). A reivindicação partiu da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). “Estamos muito preocupados com o futuro da atividade, especialmente por esta ser uma cultura que impacta na economia de quase 200 municípios no Estado”, alerta o deputado.

As entidades representativas dos produtores alegam que, durante a comercialização da safra 2019/20, o excessivo rigor da indústria na classificação da matéria-prima forçou para baixo o preço. Elas reclamam ainda do baixo índice de reajuste e que a alta do dólar incidente sobre o custo de produção e a venda da safra não foi percebida no pagamento ao agricultor. Segundo o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, a postura das empresas é inaceitável neste cenário de retração após uma seca histórica e da pandemia de Covid-19.

Cerca de 90 mil famílias de pequenos agricultores estão envolvidas na produção de tabaco no Rio Grande do Sul, sendo a fumicultura sua renda principal ou segunda fonte de recursos na propriedade. Foram convidados para a audiência representantes de indústrias, de fumicultores, do Ministério da Agricultura, da Secretaria da Agricultura, da Emater e de sindicatos de trabalhadores rurais, além de deputados estaduais e federais.


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.