CI

RS: Bergamoteando será lançado no dia 26 de maio

Representantes das propriedades se reuniram com lideranças para alinhamento de detalhes do projeto


Foto: Marcel Oliveira

Na tarde de terça-feira, 26, representantes da Emater-RS/Ascar; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o Centro de Atendimento ao Turista (CAT); Associação de Turismo Rural Rota do Chimarrão (Aturrchim); Conselho Municipal de Turismo (Comtur); e Cooperativa dos Produtores de Venâncio Aires (Cooprova) se reuniram para definir o retorno do projeto Bergamoteando.

A ação estava paralisada por dois anos, por consequência da pandemia da Covid-19 e, agora, vai voltar a acontecer com a participação de novos empreendimentos. O Bergamoteando será lançado oficialmente no dia 26 de maio, em uma feira que será realizada na praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz), às 9h, com todos os empreendimentos e produtores inscritos no projeto. Além disso, cada local participante também fará o seu lançamento de forma separada. O programa será realizado nos meses de junho e julho, em todos os fins de semana. Os horários ainda serão definidos.

Os turistas que visitarem alguma propriedade do Bergamoteando poderão consumir bergamotas já colhidas ou colher as suas próprias frutas diretamente das árvores por R$ 3 o quilo. Além disso, vão poder fazer também degustações e adquirir produtos como sucos e bolos derivados da bergamota. Outros produtos coloniais também serão vendidos em cada propriedade. Segundo o coordenador técnico do Departamento de Turismo e do CAT, Luis Ertel, cada local já se prepara com estrutura e suporte de banheiros para receber os visitantes nos próximos meses.

Resgate da tradição

De acordo com a extensionista rural social da Emater, Viviane Röhrs, a ação busca evidenciar a técnica, economia e cultura da bergamota. “Acima de tudo, será um resgate cultural, como acontecia antigamente, quando colhíamos a bergamota e comíamos no sol.” A geração de renda e a diversidade nos produtos também é o foco do programa, já que nos meses de inverno a produção da bergamota é grande e, na maioria dos locais, a fruta acabava estragando e perdendo valor.

90% dos locais participantes do projeto Bergamoteando terão colha e pague de bergamota.
Inscrições
• Empreendimentos e produtores que tenham bergamota à disposição e ainda queiram participar do Bergamoteando podem entrar em contato com a Emater, pelo telefone (51) 3741-1676, até o dia 13 de maio.

Já inscritos

• Figueira Centenária
• Chácara Coutinho
• Chácara do Mel
• Cantinho dos Gerânios
• Jardim Secreto das Suculentas
• Agroindústria de Panificados Caseiro Ledi Maggioni
• Celita e Cláudio Lunardi

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.