RS: cadeia produtiva da pitaya é discutida em Mampituba
CI
Imagem: Marcel Oliveira
AGRICULTURA

RS: cadeia produtiva da pitaya é discutida em Mampituba

A produção de pitaya vem crescendo no Estado
Por:

A produção de pitaya vem crescendo no Estado e Mampituba se destaca com a maior produção, que chega atualmente a 200 toneladas em dez hectares. E para promover o repasse e a troca de conhecimentos sobre esta cadeia produtiva, foram realizados nesta quinta-feira (17/03) um encontro municipal de produtores locais, pela manhã, e à tarde, um dia de campo aberto a visitantes, na localidade de Costãozinho. Os eventos foram promovidos pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Pela manhã os produtores de Mampituba se reuniram para tratar da cadeia produtiva local. No encontro, manifestaram suas necessidades e a Emater/RS-Ascar e parceiros construíram estratégias em conjunto para dar encaminhamento às demandas.

À tarde, o Dia de Campo reuniu, além de produtores de Mampituba, de Morrinhos do Sul, Torres, Itati, Maquiné, Caraá e Três Cachoeiras. Também prestigiaram o evento o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre, Elias Kuck, a vice-prefeita de Mampituba, Marta Aguiar dos Santos, secretários municipais, vereadores, integrantes do Sicredi Caminho das Águas e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Alcides Lopes.

Em quatro estações, os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar e integrantes da família de Jorge Cardoso explicaram como é feita a produção de mudas de pitaya, mostraram as variedades comerciais existentes e observações sobre as já plantadas na propriedade. Apresentaram ainda o Turismo Rural de Mampituba, que inclui o Vale das Pitayas, e destacaram o aproveitamento dos frutos na alimentação e para a soberania e segurança alimentar. No local do evento algumas produtoras também demonstraram e comercializaram produtos derivados de pitaya.

Os representantes do Sicredi Caminhos das Água aproveitaram a oportunidade e realizaram a entrega de equipamentos para a Emater/RS-Ascar, que serão utilizados na produção de conteúdo e divulgação de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).

PRODUÇÃO DE PITAYA - Se destacam no Estado, como municípios produtores da fruta, Mampituba, Novo Hamburgo, Vale Real, Santa Cruz do Sul e Terra de Areia. Segundo a Emater/RS-Ascar de Mampituba existem 20 produtores se dedicando ao cultivo nas comunidades do Costãozinho, Rio de Dentro, Vila Brocca, Vila São Jacó e Cambraia, em uma área que chega a dez hectares.

Desde 2018 a Emater/RS-Ascar, em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, promove ações para desenvolver o sistema de produção da pitaya e a cadeia produtiva como um todo. Por esse motivo foram realizados, ao longo desses anos, diagnósticos, reuniões técnicas, criação de grupo virtual para orientações técnicas e assessoramento aos produtores.

A cada safra aumenta o conhecimento sobre o cultivo e melhoria das práticas agrícolas, como é o caso das orientações de espaçamentos maiores entre as plantas, prática adotada pelos produtores, seguindo as orientações da Emater/RS-Ascar. "O estreitamento dos vínculos com os produtores tem se mostrado positivo, pois reflete num assessoramento contínuo e de qualidade, visando à geração de renda, diversificação de culturas, valorização dos agricultores e atuação na cadeia produtiva. E seus desdobramentos, como a inserção da pitaya junto ao Turismo Rural e como possibilidade de agroindustrialização da fruta, também são outros ganhos", destaca a extensionista e engenheira agrônoma da Instituição, Lauren Pettenon. A safra tem perspectiva de encerramento em maio/junho e a produção está com boa produtividade.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.