CI

RS: Campina das Missões conta com agroindústria legalizada de lácteos

Agroindústria LosPerez recebeu na semana passada (08/10) o certificado de inclusão no Peaf


Foto: Pixabay

Com a conquista da legalização sanitária, ambiental e tributária, a Agroindústria LosPerez, de Campina das Missões, recebeu na semana passada (08/10) o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). O certificado foi entregue ao casal empreendedor André e Marceli Perez pelas mãos da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar e pelo extensionista do Escritório Regional, Jorge João Lunardi.

Acompanharam a solenidade a vice-prefeita de Campina das Missões, Janine Martini, a médica veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Karine Possebon, da Secretaria Municipal da Agricultura, e a responsável técnica da Agroindústria, Greici Vogel.

No empreendimento, comandado pelo casal André e Marceli Perez, na Linha Natal, são produzidos derivados de lácteos, como queijo colonial, queijos temperados e queijo mussarela, além de estar iniciando a produção de iogurte com diversos sabores. A matéria-prima é oriunda da propriedade, sendo que são produzidos mensalmente em torno de 15 mil litros de leite.

A formalização da agroindústria foi uma forma de agregar valor à produção e possibilitar o acesso a novos mercados, com fornecimento para mercados institucionais e principalmente direto ao consumidor. O extensionista da Emater/RS-Ascar de Campina das Missões, Antônio Jung, explica que para atingir a legalização foi necessário avançar diversos passos, tais como a escolha mais apropriada do local da instalação da agroindústria, o layout construtivo e os equipamentos mais adequados para a produção. Para isso contaram com apoio da Secretaria Municipal da Agricultura e de Obras. ?A Emater e a Secretaria da Agricultura, de modo especial a médica veterinária responsável pelo SIM, orientam sobre a instalação do ambiente construtivo e a escolha por equipamentos adequados às normas vigentes, permitindo a perspectiva sequencial de acesso ao Sistema Susaf?, explica Jung.

A agroindústria Perez é a primeira de derivados lácteos legalizada no município. A inclusão da agroindústria no Peaf permite o uso do selo Sabor Gaúcho, caracterizando a qualidade do produto oriundo de agroindústrias familiares e a assistência da Emater/RS-Ascar.

São centenas de agroindústrias instaladas nos municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar na região administrativa de Santa Rosa, sendo 444 cadastradas no Peaf por meio do qual recebem assessoramento da equipe da Emater/RS-Ascar em suas atividades de processo de formalização e legalização. Já estão inclusas no Programa 188 agroindústrias, que conquistaram o selo Sabor Gaúcho, o que significa estarem legalizadas sanitária, tributária e ambientalmente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.