RS: Candelária registra 15º incêndio em estufa de fumo nesta safra
CI
Imagem: Marcel Oliveira
INCENDIO

RS: Candelária registra 15º incêndio em estufa de fumo nesta safra

De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários do município, falhas na estrutura e descuido são as principais causas das ocorrências
Por:

Os Bombeiros Voluntários de Candelária atenderam nesta quinta-feira, 31, mais um incêndio em estufa de tabaco nesta safra. O sinistro aconteceu por volta das 9h30, na localidade de Alto Passa Sete, interior de Candelária.

De acordo com Arzélio Strassburguer, do Corpo de Bombeiros Voluntários, na safra atual, de setembro até agora, já foram registrados 15 casos somente no município. Na ocorrência desta manhã, a estrutura da estufa foi totalmente consumida pelas chamas.

O produtor, de acordo com Arzélio, perdeu cerca de 430 varas de tabaco, aproximadamente 60 arrobas. Foram necessários 2.300 litros de água para o rescaldo e ninguém ficou ferido

Na safra anterior, de outubro do ano passado até o fim de dezembro, a corporação atendeu cerca de 11 casos. Ainda conforme Arzélio Strassburguer, as principais causas da recorrência de incêndios em estufas no município são falhas nas estruturas e o descuido por parte dos proprietários.

COMO EVITAR

– Manter o controle constante da temperatura da fornalha, com vigilância permanente no local e sem apressar o processo de secagem.

– Realizar periodicamente a limpeza e manutenção dos dutos e do interior da estufa, pois o acúmulo de resíduos pode provocar um processo de autoignição no seu interior.

– Providenciar instalações elétricas independentes para a estufa, evitando um superaquecimento da fiação.

– Manter a ventilação forçada da estufa em boas condições.

– Sempre que possível, construir a estufa a uma distância mínima de cinco metros de outras edificações (residência, galpão, garagem de maquinário) para evitar a propagação das chamas.

– Em caso de incêndio, fechar todas as entradas de ar do local para diminuir a oferta de oxigênio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink