CI

RS: celulose em baixa e carne em alta

Média das exportações gaúchas foi de queda de 22,3%


Foto: Marcel Oliveira

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) divulgou o balanço das exportações da indústria gaúcha no primeiro semestre. O balanço dos setores é de queda de 22,3%. Entre os motivos a redução nas vendas para parceiros importantes como China, Estados Unidos e Argentina.

A queda foi registrada em 21 dos 25 setores analisados. Nos que se referem ao agronegócio os mais afetados são o do couro, com queda de 37,7%, o de papel e celulose, com retração de 33,7% influenciado pela menor demanda chinesa e o de máquinas e equipamentos, com queda de 29,3%, devido à menor produção durante a crise.

Já outros segmentos tiveram bom desempenho. A demanda da China por alimentos cresceu 23,3% no semestre, sustentado pela alta de 170% em junho. Os principais produtos exportados foram carne de boi in natura (+329,2%) e carne de suíno in natura (+60,7%). Ouro produto de destaque foi o tabaco. Com aumento dos embarques para Bélgica (29,5%) e Paraguai (85,9%), a alta média foi de 3,5%.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.