CI

RS: curso de BPF encerra com elogios em Erechim

O curso encerrou nesta sexta-feira (1º/04)


Foto: Divulgação

Visando à qualificação de produtores e produtoras na área de Boas Práticas de Fabricação (BPF) voltadas à produção animal, a Emater/RS-Ascar realizou mais uma edição do curso, especifico nesta área. O curso encerrou nesta sexta-feira (1º/04), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). A capacitação iniciou na segunda-feira (28/03) e foi realizada de forma presencial, com total de 40h/aulas.

O conteúdo programático foi ministrado pelos extensionistas rurais e instrutores Carlos Alberto Angonese, Vilmar Wruch Leitzke, Emanuele Betiato Bieniek e Karen Marchetto. Dentro dos assuntos abordados estão a inserção da agroindústria familiar no espaço social, econômico e ambiental e suas consequências em relação às Boas Práticas Agropecuárias, elaboração da planta baixa da agroindústria, microbiologia, higienização pessoal e das instalações, equipamentos, móveis e utensílios, controle de pragas e vetores, elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e rotulagem de alimentos e legalização de agroindústrias, entre outros assuntos.

Edineia Pasinato, do município de Cacique Doble, uma das participantes, disse que o curso superou suas expectativas e que gostou muito. ?As orientações ajudam muito a termos uma nova visão e nos dão um bom embasamento?. Ela também elogiou a infraestrutura do Cetre e a qualificação dos instrutores. A produtora destacou ainda o projeto da elaboração da agroindústria, um dos temas do curso. ?Vou aplicar bastante este conhecimento. O curso ajuda em todos os sentidos. Tiramos muitas dúvidas e vai nos ajudar muito no processo de legalização da nossa agroindústria de embutidos?, avaliou.

Thiago da Silveira Peracchi de Barcellos, da Vigilância Sanitária de Passo Fundo, que também acompanhou o curso, ressalta ter achado ?o curso muito bom. Podemos ser mais assertivos na fiscalização?, avaliou. Segundo ele, o curso dá um bom embasamento para os produtores iniciarem na atividade.

Neste ano serão oferecidos quatro cursos de BPF (dois voltados para a produção animal e dois para a produção vegetal). Os próximos cursos acontecem de 22 a 26 de agosto (animal) e 23 a 27 de maio e 21 a 25 de novembro (vegetal).
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.