CI

RS: Dia de Campo aborda plantas medicinais em Tapejara

O evento foi realizado em dois dias com apresentação do mesmo conteúdo


Foto: Divulgação

A comunidade de Tapejara teve a oportunidade de participar de um Dia de Campo no Horto de Plantas Medicinais do município. O evento foi realizado em dois dias, nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/09), com apresentação do mesmo conteúdo. A promoção foi da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Emater/RS-Ascar, Centro de Produtos Alternativos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.

O Dia de Campo teve três estações. A primeira, apresentada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar, Jair Batista do Amaral, e pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentou orientações técnicas de cultivo da Espinheira-Santa. Já a segunda, teve como instrutores os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e tratou das indicações de usos e formas de utilização da planta. Já a terceira, foi uma oficina sobre o preparo da tintura da Espinheira Santa, apresentada pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Lisiane Rosa Carra.

O Horto de Plantas Medicinais de Tapejara foi inaugurado em 2019 e nasceu da parceria entre a Administração Municipal, Secretaria da Saúde, Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Tapejara, Hospital Santo Antônio com o apoio das Cáritas Tapejara, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, Agentes Voluntárias de Saúde, Agentes Comunitárias de Saúde, Agentes de Endemias, Grupo Integrado da Terceira Idade, Departamento de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Viação, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Agenda 2030.

O Horto Municipal de Plantas Medicinais faz parte das diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares que tem como objetivo promover a saúde, estimulando alternativas inovadoras e sustentáveis. Ele é aberto pra visitação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.