CI

RS: Dia de Campo discute controle da mosca-da-fruta em pomares de citros em Harmonia

Emater/RS e a Prefeitura Municipal realizaram na segunda-feira (20), um Dia de Campo sobre Controle da Mosca das Frutas


Foto: Divulgação

Como parte da programação da Semana da Citricultura de Harmonia, a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura Municipal realizaram na segunda-feira (20/06), um Dia de Campo sobre Controle da Mosca das Frutas. A atividade ocorreu na propriedade do agricultor Cláudio Burg, da localidade de Vila Rica e teve como objetivo discutir o ciclo biológico do inseto, bem como as iscas para monitoramento e outras estratégias de controle.

Na ocasião, os extensionistas da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer e André Volpato, além do técnico em Agropecuária da Prefeitura Renê Moscon deram detalhes sobre o programa de monitoramento local da Anaestrepha Traterculus e da Ceratitis Capitata - espécies de mosca da fruta - realizado com o apoio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que visa evitar a proliferação dos insetos que comprometem a sanidade dos pomares do município.

Realizada desde o ano passado a ação apoia os agricultores na instalação de iscas com atrativos alimentares como Cera Trap, Success proteínas hidrolisadas e outras caldas, que são instaladas em propriedades das localidades de Morro Peixoto, Morro do Cedro, São Benedito e Vila Rica. "Todos os produtos aplicados são registrados para uso na cultura do citros, respeitando ainda as condições climáticas e horários adequados para o manejo", destaca o extensionista da Emater/RS-Ascar André Volpato.

Anfitrião da tarde, Cláudio Burg destacou o impacto positivo no pomar de 3,5 hectares de citros, a partir da adoção do monitoramento e do controle da mosca. ?Foi até difícil encontrar um fruto que estivesse comprometido para demonstração no dia de campo?, brincou, dizendo ainda ter tido pouco dano até o momento na safra. "De alguma forma, um bom sistema de monitoramento também reduzirá a necessidade de aplicação de inseticidas e outros manejos menos sustentáveis", comenta Schäfer.

Na estação sobre monitoramento, os extensionistas também indicaram o controle massal, com a adoção de 80 a 100 garrafas com iscas, para um controle mais efetivo, em caso de ataques mais intensos. "Entender o ciclo da mosca, como ela se comporta, se reproduz e outros aspectos podem ser fundamentais para que a estratégia seja efetiva", pontua Volpato, explicando que o monitoramento no município tem sido realizado em 20 propriedades rurais.

O Dia de Campo contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito Ernani José Forneck, o vice-prefeito Léo Lira e o supervisor da Emater/RS-Ascar Fábio Encarnação, além de secretários, representantes da cooperativa Sicredi e outros. Em sua manifestação, Encarnação valorizou a oportunidade para troca de conhecimentos por meio de ações coletivas, na busca por soluções tecnológicas de fácil acesso. "É um trabalho de prevenção que pode ser de fundamental importância para o sucesso da colheita", avaliou.

A Semana da Citricultura de Harmonia segue nesta quinta-feira (23/06), com palestra técnica sobre Pinta Preta dos Citros, a ser realizada no Centro de Convivência do Parque Municipal, a partir das 19h. Na ocasião, o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer destacará características da doença, épocas de aplicação de produtos e outras estratégias de controle. A Emater/RS-Ascar atua vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.