CI

RS: Dia de Campo em Nova Pádua trata de temas relevantes para os agricultores

O Dia de Campo realizado na quinta-feira (07/04 reuniu 80 pessoas


Foto: Divulgação

Um Dia de Campo voltado especialmente para a fruticultura, realizado na quinta-feira (07/04), na propriedade de Odalcir e Diana Rossi, no Travessão Mutzel, em Nova Pádua, reuniu 80 pessoas. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria Municipal da Agricultura, com apoio de parceiros, e marcou as comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa do município. O prefeito, Danrlei Pilatti, esteve presente na abertura.

O Dia de Campo contou com quatro estações. O manejo da mosca das frutas foi tratado pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Enio Todeschini, que explicou sobre o ciclo biológico da mosca, a forma de dispersão e ataque às frutas, o uso de armadilhas para monitoramento e controle massal e a aplicação da isca tóxica, além dos benefícios, metodologia de aplicação e riscos de cada uma dos meios de controle. "Normalmente os meses de outono, especialmente abril, são os mais críticos para a perda de frutas cítricas pelo ataque da mosca das frutas, devendo o citricultor ficar bastante atento, uma vez que há poucos anos não havia ataque a essas frutas (não eram hospedeiras). E a partir de agosto os produtores devem ficar alertas e usar o monitoramento para identificar a possível presença e tamanho da população do inseto praga", diz Todeschini.

Em outra estação, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, engenheiro agrônomo Lucas Garrido, falou sobre o sucesso na renovação de vinhedos, esclarecendo sobre as mortes de parreiras, as principais causas e as recomendações técnicas para amenizar esses problemas, e também sobre como praticar a renovação de vinhais observando os cuidados para o controle de pragas e doenças, assim como a qualidade da muda no momento da compra.

A tecnologia de aplicação de agrotóxicos foi o tema abordado por um representante da empresa MagnoJet, que explicou sobre os diversos tipos de pontas de pulverização, os diversos ângulos de abertura e o tipo de gota gerado por cada um, que resultam numa boa cobertura de pulverização.

A Emater/RS-Ascar abordou ainda a proteção de nascentes no Dia de Campo. O extensionista Neuri Frozza falou sobre a preservação de águas de superfície, a preocupação com a necessidade de conservar águas, e os métodos de proteção de nascentes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.