CI

RS: É boa expectativa de produção dos olivais de Encruzilhada do Sul

Os pomares de oliva em Encruzilhada do Sul podem ser vistos antes mesmo de chegar ao município


Foto: Pixabay

Os pomares de oliva em Encruzilhada do Sul podem ser vistos antes mesmo de chegar ao município, localizado no Vale do Rio Pardo. O verde das árvores e o prateado que aparece quando o vento balança os galhos nos pomares encanta quem passa por ali. A cultura tem crescido no município, principalmente em áreas empresariais, totalizando 27 propriedades com cerca de 720 hectares, de acordo com o Levantamento Frutícola da Emater/RS-Ascar.

Ainda de acordo Levantamento Frutícola, o município de Encruzilhada do Sul possui a maior área plantada com oliveira no Rio Grande do Sul. Outros municípios que se destacam pela área plantada são Canguçu, Pinheiro Machado e Cachoeira do Sul.

Na propriedade da família Becker, na localidade de Chanã, o pomar de oliva foi implantado há quatro anos, sendo que este será o primeiro ano de produção. No local, são 50 hectares cultivados com oliveiras, somando 15.900 árvores, das variedades Arbequina, Arbosana, koroneiki e Picual. "O cultivo de olivas para a produção de azeite despertou o nosso interesse. Além do lindo prateado dos pomares, temos a expectativa de uma boa produção", conta a matriarca da família, Ondina Silveira Becker, que junto com o esposo Oscar e a filha Paula conduz o pomar na propriedade.

Para facilitar o manejo do pomar, a família iniciou o projeto de criação de suínos ao ar livre ou soltos no olival, em consórcio com o pomar de olivas. "Essa foi uma ideia da Paula. Os animais ficam soltos no pomar e fazem a limpeza da área, facilitando o manejo do pomar, além de ser outra fonte de renda", conta Ondina.

Para incentivar ainda mais a produção no município, a Associação de Fruticultores de Encruzilhada do Sul (Afrutes) recebeu os equipamentos para a instalação de um largar, equipamento que faz a extração do azeite.

Incentivo à produção
Lançado em julho de 2015, o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura, o Pró-Oliva, da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), visa fomentar e apoiar os produtores e consolidar a olivicultura. Entre as ações do programa constam a defesa sanitária e a produção de mudas de qualidade, o aumento da produção e produtividade dos olivais por meio da assistência técnica da Emater/RS-Ascar, prefeituras ou iniciativas privadas e também por meio da pesquisa, industrialização de azeites e conservas e linhas de financiamento para estimular a produção.

Segundo dados da Emater/RS-Ascar, no Rio Grande do Sul 210 famílias investem na produção de olivas que, juntas, somam uma área de cerca de 4.430 hectares e uma produção de 2.113,7 toneladas. O extensionista rural Agropecuário da Emater/RS-Ascar, Vivairo Zago, explica que "a produção ainda é baixa, pois a maioria dos pomares é jovem e não iniciou a produção. As famílias que já possuem a fruta para comercialização levam a produção para indústrias para fazer a extração do azeite", pondera.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.