RS: excesso de umidade impede avanço no plantio

Tempo

RS: excesso de umidade impede avanço no plantio

Trigo está com 15% em floração e 65% em enchimento de grão e 20% maduro por colher
Por: -Aline Merladete
283 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

As chuvas registradas nos últimos dias têm prejudicado o plantio das lavouras de verão, principalmente das culturas do milho e da soja na região do Alto Uruguai, de acordo com informativo conjuntural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim. 

As lavouras de milho estão na fase de desenvolvimento vegetativo. A maior parte da área semeada é destinada para milho grão. A área prevista de semeadura é de 40.480 hectares para grãos e 15.370 hectares para silagem. Segundo o informativo, a maioria das lavouras encontra-se em bom estado, com registro de alguns focos isolados de lagartas.

As lavouras de soja, com área prevista para a safra 2018/2019 de 229.370 hectares, estima-se que entorno de 6% da área esteja plantada e em desenvolvimento vegetativo.

O excesso de chuvas também tem causado preocupação com as lavouras de inverno. O trigo está com 15% em floração e 65% em enchimento de grão e 20% maduro por colher. De acordo com a Emater/RS-Ascar, o excesso de umidade fez com que surgissem doenças como Giberela e Brusone, preocupando os produtores. 

Já a cevada está com 3% em floração, 72% em enchimento de grão e 25% maduro por colher. A aveia preta vem sendo dessecada e rolada para cobertura de solo. A aveia branca está com 85% enchimento de grãos 15% colhido.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink