CI

RS: Expointer recebe mais de seis mil animais

A 45ª Expointer vai receber 6.378 animais este ano no Parque Assis Brasil, em Esteio, de 27 de agosto a 4 de setembro


Foto: Pixabay

A 45ª Expointer vai receber 6.378 animais este ano no Parque Assis Brasil, em Esteio, de 27 de agosto a 4 de setembro. São 5.093 animais de argola e 1.285 animais rústicos (cinco raças de bovinos; quatro raças de equinos de prova e duas de equinos de laço, além dos cavalos crioulos; feiras de chinchilas e de coelhos). Os animais de argola representam 80% dos inscritos, e, os rústicos, 20%. As “estrelas” do maior evento agropecuário a céu aberto da América Latina participam em maior número do que no ano passado, quando compareceram 4.057 (sendo 2.825 de argola e 1.232 rústicos). Em 2019, o total foi de 5.590.

As inscrições de animais rústicos encerraram nesta quarta-feira (10/8). Serão 693 bovinos – Feira de novilhas selecionadas, Rústicos Devon, Rústicos Aberdeen Angus, Rústicos Ultrablack, Rústicos Hereford/Braford; 70 chinchilas; 300 coelhos; 47 equinos de prova da raça Crioula; 73 equinos para provas de laço das raças Appaloosa, Árabe, Campeiro, Paint Horse e Quarto de Milha; e 102 cavalos da raça Crioula que participam de leilões.

“A novidade dessa edição é o retorno do leilão dos cavalos crioulos, que não acontecia desde 2019”, conta o zootecnista responsável pelo Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e comissário-geral da Exposição de Animais da Expointer, Pablo Charão.

Segundo Charão, esse ano participam 685 animais de argola de outros estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “O que corresponde a 13,45% do total de animais de argola inscritos”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.