CI

RS: Feira do Peixe movimenta Mercado Público em Santa Rosa

A Feira do Peixe chega a sua 29ª edição nesta quarta-feira (13/04) com a expectativa de comercialização de aproximadamente 14 toneladas de pescado


Foto: Divulgação

A Feira do Peixe, que marca tradicionalmente a Semana Santa no município de Santa Rosa, chega a sua 29ª edição nesta quarta-feira (13/04) com a expectativa de comercialização de aproximadamente 14 toneladas de pescado. O evento é um esforço conjunto da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), Prefeitura Municipal e Emater/RS-Ascar, com apoio da empresa Alibem, que doou 10 mil quilos de gelo, e do Sicredi, que contribuiu na viabilização do evento.

Quem for até o Mercado Público Eclair Moraginski poderá conferir a versatilidade e a diversificação de produtos oriundos da agricultura familiar e de agroindústrias locais. O presidente da feira, Guilherme Dahmer, destaca que a Feira do Peixe de Santa Rosa tem se tornado referência na região, em função de seu modelo de organização que garante segurança alimentar e fomenta a atividade de piscicultura, que tem crescido no município.

Para o secretário municipal da Agricultura, Paulo Roberto dos Santos, a realização da feira enaltece a importância do peixe como alimento para os consumidores, assim como para a geração de renda no meio rural de Santa Rosa.

Estão sendo comercializados diferentes tipos de peixes, como carpa capim, carpa húngara, prateada, cabeça grande, cascudo, tilápia e outros, que de acordo com o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Diogo Danda, estão sendo oferecidos com excelente qualidade, com empenho de todos os produtores e parceiros. Os peixes podem ser encontrados vivos, frescos, inteiros ou já em filés.

A Feira iniciou às 9h, após pronunciamento das autoridades e benção conduzida pelo padre Arcângelo Deretti, e segue até às 19h, sem fechar ao meio-dia. A presidente da Aprhorosa, Ester Seide, destaca que além do pescado, também podem ser adquiridos itens alusivos à Páscoa e tradicionais produtos comercializados nas feiras do Mercado Público, a exemplo de hortaliças, frutas e panificados.

A organização do evento, com o apoio de diversos parceiros, é um dos grandes destaques desta edição. "O diferencial de Santa Rosa são as pessoas, que têm a mentalidade e a vontade de ajudar uns aos outros para que tudo aconteça da melhor forma possível", destacou o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich.

Presidente da Câmara de Vereadores, Cleo Brinhol, ao observar o contexto de estiagem severa que acometeu o município, reiterou o reconhecimento ao esforço dos produtores, que mesmo diante das dificuldades, se empenhou e apresenta o resultado de sua produção durante a feira.

Diante do grande público presente, o gerente da agência local do Sicredi, no bairro Cruzeiro, Márcio Volkmer, destacou que é preciso reconhecer bons projetos que contribuem para o desenvolvimento das comunidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.