CI

RS: inicia curso de empreendedorismo e desenvolvimento para jovens na Serra

A intenção é que os jovens desenvolvam projetos para serem implantados nas suas propriedades


Foto: Eliza Maliszewski

A 1ª edição do curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural oferecido pela Emater/RS-Ascar no Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) iniciou nesta quarta-feira (16/03), com a participação de 18 jovens dos municípios de Gramado, Canela e São Francisco de Paula. O curso terá cinco módulos, de dois dias, e se estende até julho. A intenção é que os jovens desenvolvam projetos para serem implantados nas suas propriedades, visando à diversificação, com a introdução de alguma nova atividade, ou à melhoria da organização.

A abertura teve a presença da gerente regional a Emater/RS-Ascar, Sandra Dalmina, e do representante da Prefeitura de Gramado, Eliézer Nascimento de Lima. Sandra destacou que o curso, proposto pela Emater/RS-Ascar, é um grande desafio, e agradeceu o apoio financeiro da Sicredi e os jovens que confiaram e aceitaram o convite. Que a gente possa contribuir para viabilizar os projetos, os sonhos que vocês têm, disse ela.

Este módulo do curso tem como tema o empreendedorismo rural. No primeiro dia, os pais dos jovens também estiveram presentes e participaram de um trabalho em grupo, conduzido por extensionistas, que buscou conhecer o pensamento dos pais com relação aos filhos (e vice-versa), no que diz respeito à permanência dos jovens na agricultura. Teve ainda uma palestra com o engenheiro agrônomo Arnaldo José Basso, que foi coordenador do Cetanp, com o tema Como ser empreendedor na minha atividade, e com o frei Jaime Bettega, sobre relações interfamiliares, além de dinâmicas.

Neste segundo dia (17/03), os jovens farão uma visita técnica a uma propriedade do município para um diagnóstico. Nas demais etapas serão trabalhados os temas do Turismo Rural, fruticultura, olericultura, agroindústria, pecuária, políticas públicas, educação ambiental, mercados, comercialização e projetos a serem implantados pelos jovens nas propriedades, entre outros. Ao final de cada módulo, os jovens terão tarefas para realizar nas suas propriedades, e contarão com o acompanhamento dos técnicos da Emater/RS-Ascar na sua execução.

Nós temos uma grande expectativa com o curso, pelos aprendizados que iremos adquirir e pelo curso ser um grande incentivo a nós, jovens, que desejamos permanecer na agricultura, frisou a agricultora Aline Mussói, de São Francisco de Paula, que trabalha com a família no cultivo de maçã.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.