Agronegócio

RS: Laboratórios conquistam selo de qualidade do Inmetro

O IPVDF realiza por ano em média 45 mil exames
Por:
1129 acessos

Os laboratórios do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) receberam o Certificado de Acreditação do Inmetro. Isso significa que a instituição poderá continuar credenciada ao Ministério da Agricultura para a realização de mais de 15 exames como doença de New Castle, peste suína clássica, brucelose e leptospirose. “A acreditação de laboratórios oficiais é fundamental para manter a credibilidade da defesa sanitária do Rio Grande do Sul”, explica o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.
 
Conforme o diretor do IPVDF, Rogério Rodrigues, para obter a certificação, os laboratórios precisavam estar dentro dos critérios do ISO 17025, que trata sobre gestão de qualidade. O Fundesa investiu mais de R$ 200 mil na aquisição e calibração de equipamentos e contratação de consultoria para o cumprimento das exigências. “A acreditação serve, entre outras finalidades, para permitir que o resultado de um exame realizado aqui tenha exatamente o mesmo resultado do trabalho realizado em outro laboratório de mesmo nível em outros estados. É a garantia de que todos os ensaios possuem qualidade”, explica Rodrigues.
 
O IPVDF realiza por ano em média 45 mil exames. Em maio de 2017 o Inmetro realizará uma reavaliação de todos os critérios.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink