RS: OCS Renascer realiza visita de pares em Morro Redondo
O Grupo OCS Renascer recebeu o registro de produtor orgânico pelo Mapa em março de 2021
Cumprindo as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a legislação que regulamenta a produção de orgânicos no Brasil, na segunda-feira (16/05) o grupo da Organização de Controle Social (OCS) Renascer, do município de Morro Redondo, realizou duas visitas de pares, que é a metodologia que garante a conformidade da qualidade da produção orgânica.
A metodologia consiste em cada participante do grupo receber a visita dos demais membros para uma avaliação das técnicas utilizadas na produção, além de verificação dos cuidados com o lixo, águas, atuação dos vizinhos lindeiros e medidas de proteção contra possíveis contaminações externas.
Pela parte da manhã o grupo se reuniu na propriedade de Aliomar e Maria Helena Duarte e após o almoço se deslocaram à propriedade de Sidinei e Cleunice Lopes, na colônia Afonso Pena. Nas duas propriedades foram trocadas informações e experiências e ambas foram consideradas como cumpridoras das normas exigidas pelo Mapa.
O Grupo OCS Renascer recebeu o registro de produtor orgânico pelo Mapa em março de 2021 e tem como membros seis famílias. Além das já citadas, Márcio e Djanira Nizolli, Elton e Maria das Dores Alves, Joaquim Duarte e Leonor Dutra e Ieda e Flávio Almeida. A Emater/RS-Ascar faz a assessoria técnica ao grupo, que contou com o acompanhamento da extensionista Adriane Lobo durante a visita.