CI

RS: operação encontra em propriedades da região gado furtado há um ano

Decrab de Camaquã cumpriu mandados de busca em propriedades de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vale do Sol


Foto: Pixabay

Ao longo de quarta, 10, e quinta-feira, 11, dez agentes da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), de Camaquã, deflagraram na região a segunda fase da Operação Cordilheira, que tem o objetivo de combater o furto de gado. Foram realizadas buscas em propriedade rurais de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vale do Sol, sendo localizadas 14 vacas e dois terneiros, avaliados em mais de R$ 100 mil, que haviam sido alvos de criminosos.

O trabalho marca a segunda etapa de uma investigação iniciada em fevereiro do ano passado, a partir de um caso de abigeato (furto de animais) cometido em uma propriedade rural na localidade de Corredor do Meio, em Encruzilhada do Sul. Na ocasião, foram levadas 49 vacas, todas prenhas, das raças Angus e Aberdeen. Na primeira ação, em julho, foram apreendidos celulares, armas de fogo e cartuchos em duas propriedades de Encruzilhada do Sul.

Já na última quarta-feira pela manhã, no início da operação na região, foi cumprido um mandado de busca em uma propriedade da localidade de Arroio do Couto, interior de Santa Cruz do Sul. Os agentes realizaram a revisão do rebanho bovino existente no local, bem como identificaram notas e contranotas de produtor rural e Guias de Transporte Animal (GTA), além de documentos complementares relacionados a negociações para aquisição do gado.

Os policiais ouviram o dono da propriedade, que relatou ter adquirido 31 animais em uma transação com características suspeitas. A partir do depoimento, na tarde de quarta-feira os agentes foram até uma propriedade de Faxinal de Dentro, interior de Vale do Sol, e localizaram 11 vacas e um terneiro que haviam sido alvos do furto investigado.

Já na tarde dessa quinta-feira, a Decrab, com o apoio das delegacias de Rio Pardo e Tapes e da Inspetoria Veterinária da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, localizaram outras três vacas e um terneiro em uma propriedade de Capão da Coalhada, no interior de Rio Pardo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.