CI

RS: preparação e uso de biofertilizantes é tema de oficina em Barão

A propriedade da família Bertotto foi o cenário de uma oficina sobre preparação e uso de biofertilizantes


Foto: Pixabay

A propriedade da família Bertotto, localizada na Linha Doze, em Barão, foi o cenário de uma oficina sobre preparação e uso de biofertilizantes, realizada na última sexta-feira (25/09). O evento, organizado pela Emater/RS-Ascar ? que atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) ? e pela Sicredi Serrana, foi realizado com respeito a todas às recomendações de saúde ocasionadas pela pandemia de Covid-19.

Na ocasião, o extensionista da Emater/RS-Ascar Marcos Schäfer preparou uma das receitas a partir do uso de esterco de vaca, caldo de cana, leite, cinzas e nutrientes minerais. Depois de fermentado, este produto pode ser aplicado na adubação foliar ou mesmo no solo, tendo alta atividade microbiana e bioativa, agindo sobre o metabolismo vegetal e promovendo a ciclagem de nutrientes do solo. Um conjunto que garante proteção e resistência às plantas, no que diz respeito aos ataques de pragas e doenças, salientou Schäfer.

De forma complementar, o extensionista da Emater/RS-Ascar de Barão Edmundo Hoppe Oderich explica que o biofertilizante contribui para o equilíbrio da vida do solo, potencializando o processo de assimilação de nutrientes pelas plantas, o que torna os resultados mais duradouros. Solicitada pelo Organismo de Controle Social (OCS) Barão Orgânico, a atividade está aberta para outros interessados no tema. Na tarde do encontro foram produzidos 250 litros de concentrado, que estará pronto para o uso após o processo de fermentação, que leva cerca de 60 dias para estar concluído.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.