CI

RS: produtores de Capela de Santana participam de capacitação sobre Cultivo de Morango

O Cultivo de Morango foi o tema de uma capacitação realiza na última semana


Foto: Marcel Oliveira

O Cultivo de Morango foi o tema de uma capacitação realiza na última semana, com agricultores da localidade de Divisa, em Capela de Santana. Organizada pela Emater/RS-Ascar - que atua de forma vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado - a atividade ocorreu na propriedade da família Metzen e teve como objetivo apresentar o fruto como uma alternativa para os produtores, especialmente o cultivo semi-hidropônico, que tem boa aceitação pelo consumidor e uma cadeia produtiva regional bem estrutura.

Responsável pela qualificação, o extensionista da Emater/RS-Ascar Lauro Bernardi também destacou os aspectos econômicos e ambientais da cultura, bem como as perspectivas de mercado. Em Capela de Santana já são três as famílias de agricultores que cultivam morangos, devendo outras investir na atividade. "É por isso que, para o próximo ano, estamos programando qualificações sobre temas variados, como manejo de doenças, adubação, instalações, rastreabilidade vegetal e boas práticas de fabricação, que pretendem dar continuidade a este trabalho", salienta o extensionista da Emater/RS-Ascar Carlos Maciel.

Em relação aos agricultores que já trabalham com morangos, a Emater/RS-Ascar os apoia em ações que visem a redução no uso de produtos agroquímicos com a opção pela aplicação de tratamentos alternativos que diminuam as contaminações. Para os produtores que pretendem ampliar os seus conhecimentos sobre cultivo sem resíduos de agrotóxicos, o Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) deverá abrir novas turmas em 2021 para o Curso de Produção de Morango em Substrato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 99604-4905.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.