CI

RS: produtores de leite da região de Ijuí usam trigo para fazer silagem

A silagem feita com o cereal é mais uma alternativa para manter os animais bem alimentados


Foto: Pixabay

Produzida com uma cultivar de trigo especial, que tem bastante proteína e energia, a silagem feita com o cereal é mais uma alternativa para manter os animais bem alimentados, especialmente no período em que as chuvas são escassas e falta pasto no campo.

Em um contexto de escassez, usar trigo para fazer silagem tem sido uma boa alternativa para a família Gräff, do município de Condor. "Este ano tivemos uma frustração na safra, então resolvemos plantar o trigo, para nós é uma novidade, né", disse o jovem Maiquel Gräff.

O trigo desenvolvido para a silagem não têm aqueles filamentos, as chamadas aristas, justamente para facilitar a digestão do gado. A planta deve ser picada de 0,5 cm a 1,5 cm de comprimento. Imediatamente após a colheita, o produtor enche o silo. Com o trator, ele faz a compactação, para expulsar o oxigênio do silo e facilitar a fermentação. No cocho, a silagem de trigo agrada o paladar do rebanho.

"O nosso objetivo é aproveitar melhor as áreas de inverno e melhorar a bovinocultura de leite", justificou a extensionista, Roseli Seitenfuss.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.