CI

RS: produtores já podem comprar sementes forrageiras

O Programa de Sementes Forrageiras Edição 2021 foi antecipado devido a estiagem


Foto: Fernando Dias/SEAPDR

O Rio Grande do Sul anunciou que estão liberados R$ 5 milhões para o Programa de Sementes Forrageiras 2021. Os contratos de crédito começam a ser enviados nesta quarta-feira (24) para as entidades participantes.

A edição deste ano foi antecipada e começou em dezembro de 2020 a pedido do governo do Estado depois de consultar as demandas dos agricultores familiares e entidades representativas. A expectativa é beneficiar cerca de 11.500 famílias de agricultores familiares por meio de 90 entidades em todo Estado. 

Os sindicatos, cooperativas e associações participantes do programa podem efetuar a compra das sementes de espécies forrageiras de inverno. Entre elas, azeve´m, aveia-preta, aveia-branca, trigo duplo propósito, ervilhaca, entre outras e/ou espécies forrageiras de verão como capim suda~o, milheto, sorgo, entre outros, conforme projeto técnico aprovado, para distribuição imediata junto aos agricultores.

O agricultor beneficiado pelo programa fará o pagamento do recurso somente em fevereiro de 2022, sem juros e com um desconto de 30% a título de bônus adimplência no contrato.

“Com essa ação, estão sendo beneficiados diretamente agricultores familiares e pecuaristas familiares que irão ampliar suas áreas de formação de pastagens destinadas à alimentação animal. A atuação do programa também auxilia na minimização dos impactos causados pela estiagem junto ao setor produtivo primário”, destaca o coordenador do Programa, Jonas Wesz. 

O programa é uma ação do Programa Leite Gaúcho e Pecuária Familiar  e busca o aperfeiçoamento destas cadeias. O produtor consegue adquirir sementes de pastagens em período mais adequado, quando o comércio tem boa disponibilidade e valor mais baixo. O agricultor, de posse da semente, terá a oportunidade de semeadura na primeira janela de cultivo com condições climáticas favoráveis, antecipando as pastagens de inverno para o gado.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.