CI

RS: produtores recebem capacitação para aplicação de herbicidas hormonais

Agricultores de Guaporé participaram de um curso sobre Boas Práticas Agrícolas em Tecnologia de Aplicação


Foto: Divulgação

Agricultores do município de Guaporé participaram, nas duas últimas quartas-feiras (17 e 24/11), de um curso sobre Boas Práticas Agrícolas em Tecnologia de Aplicação. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Guaporé (Comderg).

O objetivo foi capacitar os agricultores na adoção de práticas adequadas para a correta aplicação de herbicidas hormonais e manejo dos equipamentos de pulverização. O curso teve duração de 16 horas, contou com atividades teóricas e práticas, no auditório da Casa da Cultura e na propriedade de Gabriel Bresolin, respectivamente, e foi ministrado pelos extensionistas rurais João Villa, Enio Todeschini e Tiago Figueredo.

Segundo eles, para fazer a aplicação de produtos nas lavouras os produtores devem considerar aspectos meteorológicos como temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos e seus respectivos limites. Além disso, devem ser observados a máquina e os componentes de um pulverizador, como o manômetro (que controla a pressão da pulverização), mangueiras sem vazamento, rotação em velocidade adequada para a aplicação do produto, a altura de barra, espaçamento entre as pontas, a limpeza e conservação de filtros e outras questões que envolvem a regulagem do pulverizador e que devem estar funcionando de forma adequada.

Villa explica que para cada agrotóxico a ser pulverizado se recomenda selecionar o melhor tipo de ponta para que o volume de calda e o tamanho de gotas gerado sejam o mais adequado para que o produto atinja o alvo com a máxima eficiência e mínima deriva. "A intenção é reduzir os impactos ambientais e danos às culturas sensíveis, como no caso da fruticultura e dos hortigranjeiros, pois isso pode implicar em processos judiciais", ressalta.

O curso será obrigatório para todos os municípios a partir de 01/06/2022, para atender às instruções normativas que estabelecem regras de comercialização, uso e aplicação de herbicidas hormonais no RS. Com a capacitação, os produtores podem se cadastrar junto à Seapdr para a aplicação de herbicidas hormonais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.