CI

RS: produtores rurais de Encruzilhada do Sul recebem alevinos

Emater/RS, vinculada à Seapdr realizou na segunda-feira (06/12) a entrega de 25.000 alevinos a mais de 50 produtores


Foto: Divulgação

A Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) realizou na segunda-feira (06/12) a entrega de 25.000 alevinos a mais de 50 produtores do município de Encruzilhada do Sul. A encomenda foi realizada durante todo o mês de novembro. Os alevinos entregues são das espécies carpa capim, carpa húngara, carpa prateada, cabeça grande, carpa colorida, tambiú, jundiá cinza, jundiá branco, trairão, tilápia, dourado e surubim.

Em Encruzilhada do Sul, segundo dados da Emater/RS-Ascar, 116 famílias têm a piscicultura como fonte de renda. A produção comercializada em 2021 é de cerca de 2,5 toneladas. Segundo a extensionista rural e chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Valquiria Sito, normalmente são realizadas duas encomenda anuais de alevinos. "Uma entre os meses de fevereiro e março e outra no fim do ano, entre os meses de novembro e dezembro", observa. Além dos alevinos, os produtores receberam orientações de como proceder na soltura, alimentação e dúvidas sobre o manejo dos viveiros.

De acordo com os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar de Encruzilhada do Sul, além de fomentar a piscicultura no município a ação visa estimular a diversificação das atividades produtivas nas unidades de produção familiar com uma nova alternativa de renda, estimular o consumo do peixe e contribuir na segurança e soberania alimentar das famílias.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.