CI

RS: produtores usam ferramentas digitais para gestão da pecuária leiteira

As ferramentas digitais chegaram para ficar e podem ser aliadas importantes para o produtor rural


Foto: Pixabay

As ferramentas digitais chegaram para ficar e podem ser aliadas importantes para o produtor rural. Em Serafina Corrêa, nas últimas semanas, 20 produtores participaram de um curso online sobre o uso de algumas ferramentas digitais para a gestão da propriedade leiteira, promovido pela Emater/RS-Ascar.

De acordo com o engenheiro agrônomo Leandro Ebert, extensionista da Emater/RS-Ascar, a proposta surgiu da identificação da demanda no trabalho de campo realizado com as famílias. "Notamos que, apesar do produtor estar mais tecnificado, com mais acesso a tecnologias, fica complicado de se organizar no meio de tanta informação que chega, seja por meios físicos ou digitas. Com isso, o tempo do produtor está cada vez mais escasso. Então, com o curso procuramos oferecer uma forma de organização e reflexão sobre isso", ressalta.

Na capacitação, a gestão da propriedade leiteira foi abordada com conceitos da área da Administração de Empresas aplicados à propriedade leiteira. "Há muito se fala que o produtor deve tratar a propriedade como uma empresa, então trouxemos conceitos que podem ser aplicados na realidade das famílias para profissionalizar a gestão, mesmo em pequenas propriedades familiares", reforça Ebert. Foram seis aulas online realizadas por videoconferência, tratando desde a Gestão e Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas e Bem-Estar, Gestão Zootécnica da Produção e Gestão Financeira.

Além das aulas teóricas, foram disponibilizadas e trabalhadas ferramentas digitais para uso dos participantes, incluindo um Web-Plano de Negócios Simplificado-Leite, um app de Gerenciamento Técnico da Bovinocultura de Leite (GT-Leite), ambos elaborados pela equipe da Emater/RS-Ascar do município para uso das famílias assistidas, e ainda, uma planilha de Gestão da Propriedade Leiteira, a GPL, da Emater/RS-Ascar, e o app Roda da Reprodução, da Embrapa, disponível na Play Store gratuitamente.

Na última aula, de encerramento do curso, realizada nesta segunda-feira, dia 3 de maio, foram apresentados cases de sucesso de famílias que internalizaram a lógica da gestão da propriedade no seu dia a dia e que se utilizam dessas ferramentas para auxiliar na gestão. Além dos dados alcançados pelas propriedades, econômicos e zootécnicos, a aula teve a participação das produtoras Ivânia Binda, de Fagundes Varela e, Ana Lice Silvestrin Martins, de Serafina Corrêa, que contaram como foi o processo de adoção das tecnologias e as transformações que as famílias e as propriedades passaram nesses últimos anos com a profissionalização da gestão de suas propriedades.


 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.