CI

RS: programa da Secretaria da Agricultura monitora presença da ferrugem asiática na soja

A Seapdr deu início às atividades do Programa Monitora Ferrugem RS que acompanha a ferrugem asiática da soja


Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) deu início, nessa semana, às atividades do Programa Monitora Ferrugem RS, que acompanha a ferrugem asiática da soja na safra 2021/2022. Equipes da Emater/RS-Ascar foram a campo para coleta de material para análise e detecção da presença do fungo Phakopsora pachyrhizi, que causa a doença.

Segundo a pesquisadora do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da Secretaria (DDPA), Andréia Mara Rotta de Oliveira, para esta safra o monitoramento está ocorrendo em 44 municípios das regiões produtoras, utilizando, para isso, 46 coletores de esporos do patógeno, instalados nas lavouras de soja. "Esse material nos permite detectar a presença do fungo precocemente, possibilitando que os produtores façam uma aplicação mais criteriosa dos fungicidas, evitando aplicações antecipadas, calendarizadas ou tardias", explica Andréia.

Ela esclarece ainda que o programa também analisa as condições meteorológicas que predispõem a ocorrência da doença durante todo o ciclo da cultura. "Esse serviço é feito por meio do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), que fornece mapas para os produtores se orientarem", diz a pesquisadora.

O Monitora Ferrugem iniciou em 2019 e tem a finalidade de gerar um prognóstico de risco da ocorrência da ferrugem asiática. "Assim, os produtores das diferentes regiões do Rio Grande do Sul podem utilizar as informações disponíveis na tomada de decisão em relação à adoção do controle químico", diz Andréia. "O programa é conduzido pela Seapdr e Emater/RS-Ascar e tem o apoio de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado, que nos auxiliam nas análises das lâminas que detectam a presença de esporos no campo".

Os dados estão disponíveis gratuitamente para produtores e técnicos agrícolas nos links https://www.agricultura.rs.gov.br/monitora-ferrugem-rs e
http://www.emater.tche.br/site/monitora-ferrugem-rs/home.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.