CI

RS: programa de Melhoramento Genético do Rebanho beneficia pecuaristas de Cristal

Está indo para o quinto ano o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, desenvolvido em Cristal


Foto: Pixabay

Está indo para o quinto ano o Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino, desenvolvido em Cristal. O objetivo é difundir a melhoria genética dos rebanhos bovinos de corte e leite, aumentando o ganho econômico para os produtores. O Programa é uma iniciativa da Emater/RS-Ascar em parceria com a Prefeitura de Cristal.

Pelo Programa os pecuaristas recebem assistência técnica, orientações, capacitações e participam de cursos de melhoramento genético e Inseminação Artificial em Centros de Treinamento da Emater/RS-Ascar, para aprender sobre o uso de tecnologias e escolher adequadamente reprodutores e o sêmen de touros provados. O melhoramento genético busca imprimir, na prole, características desejáveis de produção, como facilidade de parto, precocidade em ganho de peso, produção leiteira, dentre outras.

A principal ferramenta utilizada para melhoramento genético bovino no município é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), que consiste no uso da técnica de inseminação artificial associada a um protocolo hormonal pré-estabelecido. Essa técnica tem como vantagens o aumento e concentração da taxa de prenhez, possibilidade de inseminar todo o rebanho, incluindo vacas com cria ao pé, racionalização da mão de obra e maior rentabilidade econômica para o pequeno produtor, que necessita de melhoramento genético do rebanho e retorno financeiro.

Ao todo, 20 propriedades já aderiram à IATF nesses quatro anos, contabilizando 1.250 animais inseminados. A mão de obra técnica fica por conta dos extensionistas da Emater/RS-Ascar, sendo apenas custeado pelos produtores as doses de sêmen e os protocolos hormonais. O Programa continua vigente no município e produtores interessados podem procurar a Emater/RS-Ascar local para mais informações.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.