CI

RS: Programa Refrigerar entrega caixas isotérmicas para pescadores artesanais de Pelotas

Pescadores artesanais começam a receber caixas isotérmicas de 75 litros da Seapdr para auxiliar na conservação do pescado


Foto: Divulgação

Pescadores artesanais começam a receber treinamento e caixas isotérmicas de 75 litros da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para auxiliar na conservação do pescado.

A primeira entrega de 2022 ocorreu nesta manhã (05/01) no município de Pelotas, com a participação de pescadores, Prefeitura e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário, Pesqueiro, Aquícola, Indígenas e Quilombolas (DDAPA), Mauricio Neuhaus.

O Projeto de Atenção e Prevenção à Saúde do Pescador Artesanal Refrigerar, surgiu como uma iniciativa que visa auxiliar os pescadores artesanais gaúchos. Além do treinamento dado pela Emater/RS-Ascar, a caixa é uma ferramenta simples, mas de grande impacto na qualidade de vida dos pescadores, afirma Neuhaus.

De acordo com Adriana Chagas, 51 anos, presidente da Associação de Pescadores de Pelotas, 42 famílias estão envolvidas na atividade pesqueira. E para essas famílias, as caixas isotérmicas são muito importantes não só para a pesca em si mas para a comercialização nas feiras da cidade. "Toda ajuda é bem-vinda", destaca Adriana.

Como funciona o Refrigerar

Os municípios, através dos seus conselhos municipais, selecionam os beneficiários do programa Refrigerar, de acordo com a disponibilidade de materiais a serem entregues. Agendam uma data para o treinamento, oferecido pela Emater/RS-Ascar, e que dura em torno de 2h, abordando desde a utilização correta do equipamento à capacitação em Boas Práticas de Manipulação do Pescado. Após o curso, a caixa isotérmica é entregue aos pescadores.

Além de Pelotas, outros 13 municípios vão receber o treinamento em 2022 e 687 pescadores devem ser beneficiados. As entregas começaram em dezembro, no município de Tapes, e a expectativa é de que terminem em março.

O Rio Grande do Sul possui mais de 12 mil pescadores artesanais organizados em sete Macrorregiões de Pesca, tendo a participação de 56 municípios.

Municípios beneficiados com o programa Refrigerar: Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, São José do Norte, Garruchos, Iraí, Marcelino Ramos, Porto Xavier, São Nicolau, Arroio Grande, Vale Verde, Guaíba, Rio Pardo e Vicente Dutra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.