CI

RS: projeto em Panambi busca conter êxodo rural entre jovens

O projeto incentiva jovens a se realizarem pessoal e profissionalmente na propriedade onde moram


Foto: Eliza Maliszewski

Em uma ação para conter o vazio deixado por jovens no campo, a Emater/RS-Ascar e parceiros desenvolvem o projeto Ações para a Sucessão: projeto junto à juventude rural de Panambi. O projeto incentiva jovens, filhos de agricultores e estudantes do oitavo e novo anos de escolas municipais e estaduais, a se realizarem pessoal e profissionalmente na propriedade onde moram.

"Em Panambi, uma parcela de 9% da população reside no meio rural e deste percentual em torno de 15 % são jovens. Destes, muitos enfrentam o desafio entre ir e ficar", justificou a extensionista rural da Emater/RS-Ascar Sandra Spada.

Os encontros com os jovens ocorrem a cada quinze dias, no espaço escolar ou online, e em média duram uma hora, no horário de aula ou no turno inverso. Na quinta-feira (27/05) ocorreu o quarto módulo, de um total de 16. O assunto discutido durante o encontro com os jovens da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista, na Linha Gramado, foi associativismo e cooperativismo. Palestrou sobre o tema a extensionista rural da Unidade de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Silvana de Mattos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.