CI

RS: safra de Morango de Bom Princípio é oficialmente aberta

"A produção agrícola está no nosso sangue, está no nosso DNA"


Foto: Eliza Maliszewski

"A produção agrícola está no nosso sangue, está no nosso DNA". A frase dita pelo agricultor Joemir Steffen, durante a Abertura Oficial da Safra de Morango de Bom Princípio, de alguma forma resume o esforço dos produtores que investem na fruta símbolo do município do Vale do Caí. Steffen, ao lado da esposa Adenise e de outros familiares, foi o anfitrião do ato que reuniu lideranças, extensionistas da Emater/RS-Ascar - vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapd)r do Governo do Estado -, representantes de entidades, as soberanas e convidados na manhã de quarta-feira (15/09).

Pelo segundo ano consecutivo a solenidade, que costuma reunir grande público, foi realizada de forma "alternativa", apenas com convidados, como forma de evitar grandes aglomerações devido à pandemia de covid-19. O que não impediu os presentes de ressaltarem a importância do morango para Bom Princípio, que atualmente ocupa a sétima posição no Estado em área plantada - cerca de 27 hectares - e 85 famílias envolvidas no cultivo. "Para esta safra espera-se a colheita de mais de 800 toneladas da fruta", projeta o extensionista da Emater/RS-Ascar Alexandre Matusiak.

Produtora de morangos há mais de 25 anos, a família Steffen possui 97 mil mudas plantadas em cerca de trinta estufas. "A expectativa neste ano é que possamos colher 100 toneladas da fruta", estima Joemir. "Para nós é motivo de orgulho olhar para tudo aquilo que conquistamos com o trabalho", salienta Adenise, que explicou que toda a produção tem mercado garantido por meio da venda direta - inclusive para outras regiões, como a metropolitana. Na propriedade de 16 hectares localizada no Passo Salseiro, também investem em criação de gado de corte, lavoura de milho e piscicultura.

Presente no evento, o prefeito Fábio Persch projetou para o próximo ano a realização da 19ª edição da Festa Nacional do Moranguinho, que costuma reunir milhares de pessoas no Parque Municipal há quase 40 anos. "Na última edição foram mais de 130 mil visitantes e não há maneira mais adequada de honrar o esforço das nossas famílias de agricultores do que promovendo um evento desta envergadura", enfatizou. Representando a Emater/RS-Ascar a extensionista Elisete Girotto destacou a ação da entidade em levar novas tecnologias ao homem do campo, reforçando o empenho da família na busca pela sucessão, que deverá ter nos filhos Isabelli e Matheus a continuidade do trabalho.

O ato contou ainda com a participação de diversas outras autoridades, como o vice-prefeito Joãozinho Weschenfelder, o secretário de Agricultura Volmir Hauser, o pároco Luciano Royer, as soberanas Caroline Heuss, Andressa Henz e Daniela Flach e os pais de Joemir Eulógio e Nair Steffen, além de representantes da Cooperativa de Produtores de Morangos Ecológicos de Bom Princípio (Ecomorango) e da Bom Morango, entre outros. A colheita simbólica que celebrou a abertura da safra foi realizada em uma das estufas da família Steffen.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.