CI

RS: SEAPDR disponibiliza gratuitamente livreto "Produção e Curiosidades sobre o ovo"

O Brasil é o quinto maior produtor de ovos


Foto: Divulgação

Já está disponível gratuitamente para pesquisadores, profissionais e população em geral a publicação “Ovo - produção e curiosidades sobre o ovo”, produzida pelos pesquisadores do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA) da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (SEAPDR), com projeto gráfico da Assessoria de Comunicação da Secretaria.

No texto, a produção e o consumo de ovos no Brasil e no mundo, a qualidade nutricional e os benefícios para a saúde, os tipos e classificação de ovos, os cuidados que se deve ter em casa, curiosidades, mitos e verdades sobre o ovo.

“Esta publicação partiu de uma iniciativa nossa dentro do projeto de popularização da ciência do Laboratório de Saúde das Aves, de divulgarmos as qualidades do ovo, enquanto produto que movimenta a economia, mas que também faz bem para a saúde das pessoas”, lembra o doutor e pesquisador Benito Guimarães de Brito, do Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica (LSAIT), do DDPA/SEAPDR.

O Brasil é o quinto maior produtor de ovos, junto com México e Rússia, responsável por 3% da produção mundial, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com 53 bilhões de unidades. O consumo nacional é de 251 ovos por habitante. O Rio Grande do Sul produz 279,217 milhões de dúzias, segundo a Revista do Ovo, e é o segundo maior exportador, responsável por 20,49% das exportações em 2020.

O ovo é uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, como as vitaminas A, D, E e complexo B. “O ovo é um alimento muito rico do ponto de vista nutricional, só se comparando ao leite materno humano”, destaca a pesquisadora do LSAIT e uma das autoras da publicação, Kelly Brito.

O CEPVDF comemora a Semana do Ovo sempre na segunda semana de outubro, promovendo informações e pesquisas sobre a produção de ovos. “No período de 2015 a 2020 nós realizamos 25 eventos, entre conferências, cursos, workshops, Avishow e Dia do Ovo”, comemora Brito.

Acesse a publicação aqui:  Livreto "Ovo: produção e curiosidades sobre o ovo", do LSAIT/DDPA/SEAPDR

Acesse também pelo site: https://www.agricultura.rs.gov.br/outras-publicacoes, no link livros e folhetos.

Acompanhe o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica (LSAIT) nas redes sociais: @inovaagropecuaria, no Instagram, e pelo canal no Youtube Inova Saúde Animal, apresentando conteúdos relacionados à avicultura.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.