RS: treze municípios estão em estado de emergência por causa da seca

Agronegócio

RS: treze municípios estão em estado de emergência por causa da seca

Não chove na região desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado
Por:
813 acessos

A falta de chuvas no Rio Grande do Sul levou a Defesa Civil do estado a decretar situação de emergência em treze municípios: Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Cerrito, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Bagé, Pinheiro Machado, Aceguá, Piratini e Dom Pedrito. Não chove na região desde a segunda quinzena de dezembro do ano passado.

Em Candiota, a cidade da pecuária leiteira, não chove desde outubro. O prefeito Luiz Carlos Folador disse que o governo estadual anunciará até o final da semana medidas para solucionar o problema de alimentação dos animais nas áreas rurais. O estado registra baixos estoques de trigo.

Segundo o capitão Ari Ferreira, da Defesa Civil estadual, a seca prejudica mais as comunidades rurais. Algumas medidas como abastecimento de água com ajuda de caminhões-pipas e cestas básicas para as famílias afetadas já foram tomadas.

“Estamos com um grupo de trabalho junto com o governador e órgãos públicos criando um projeto para construção de cisternas, poços artesianos e represamento de água para ser utilizado no período das secas”, disse. A Defesa Civil está monitorando e apoiando os municípios da região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para os municípios do estado, durante esta segunda-feira (24), tempo seco com sol durante o dia e noite com muitas nuvens.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink