CI

RS: troca de abelhas rainhas é o destaque na parcela de apicultura

Garantir uma alta postura na colmeia e, consequentemente, um enxame forte e com grande produção


Foto: Pixabay

Garantir uma alta postura na colmeia e, consequentemente, um enxame forte e com grande produção. Este tem sido um dos objetivos da parcela de Apicultura no Espaço Casa da Emater na Expoagro Afubra que segue até sábado (26/03) e que visa a orientar os visitantes sobre as técnicas para a troca de rainhas nas colmeias de abelhas Apis Mellifera. No local, os interessados podem saber mais sobre épocas de troca, condições climáticas ideais, orfanação de colmeias, divisão de enxames e manejo da realeira, entre outros.

O extensionista da Emater/RS-Ascar, Sanderlei Pereira, salienta que a substituição de rainhas pode ser feita anualmente. "A medida visa a garantir a continuidade da produtividade das abelhas, já que as rainhas jovens são mais prolíferas, com suas colmeias tendo uma maior tendência para a enxameação", explica. Além disso, Pereira explica ainda que as rainhas jovens são mais resistentes às doenças e que possuem um índice menor de mortalidade em períodos mais frios.

Também no espaço o meliponicultor Flávio José Dupont, de Santa Cruz do Sul, trouxe caixas com doze espécies diferentes de abelhas sem ferrão ? como Jataí, Tubuna, entre outras -, dando detalhes sobre o manejo de cada uma delas: divisão e multiplicação de enxames, modelos de caixas e produção de mel. Por fim, a parcela orienta meliponicultores sobre a importância de cadastrar suas colmeias junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) ou no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), disponibilizando um passo a passo digital.

No Espaço Casa da Emater também estão sendo apresentadas parcelas com temas como turismo rural, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, solos, plantas bioativas, piscicultura, pecuária familiar, fruticultura, floricultura, bovinocultura de leite, cooperativismo, agroindústria familiar e artesanato rural, entre outros. Já a cozinha show sensibilizará os visitantes quanto à importância do uso das plantas medicinais, aromáticas e condimentares e no aproveitamento das carnes ovina e suína, como forma de agregação de valor e consumo das famílias. A Emater/RS-Ascar atua em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.