CI

RS: Troca-Troca de Sementes Crioulas reúne grande público em Candelária

O evento reuniu cerca de 220 pessoas


Foto: Divulgação

Com o objetivo de resgatar e preservar a biodiversidade do município e da região, foi realizado na quarta-feira (08/06), no Salão da Comunidade Católica, em Candelária, o Encontro Municipal de Troca-Troca de Sementes Crioulas. O evento reuniu cerca de 220 pessoas, integrantes de 22 grupos, e foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Secretaria Municipal de Agricultura e Paróquia Nossa Senhora de Candelária. A atividade contou com a presença da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza.

A programação incluiu uma mística religiosa realizada pela Comissão Pastoral da Terra, apresentação musical com Antônio Gringo e uma palestra ministrada pelo agricultor orgânico Perci Frantz, que é consolidado na produção e comercialização de banana, citros e está iniciando a produção de manga.

Após a palestra ocorreu a troca de sementes crioulas entre os participantes, com diferentes variedades de milho, feijão, amendoim, pipoca, moranga, abóbora, melão, melancia, vassoura, arroz de sequeiro, pepino, além de mudas de chás, flores, ramas de mandioca, mudas de batata-doce, semente de batata inglesa, sementes de adubação verde, entre outros.

No município de Candelária, 300 famílias são atendidas pela Emater/RS-Ascar na área de sementes crioulas. O trabalho nessa área iniciou em 2001 e visa estimular as famílias para preservar, fazer uso na culinária, proporcionar a troca de sementes entre famílias da comunidade e, no Troca-Troca, ampliar para famílias de outras comunidades, atuando na preservação das espécies crioulas, fortalecendo a segurança alimentar e a preservação da cultura local e, assim, fortalecendo a soberania alimentar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.