CI

RS: URTs geram informações sobre manejo animal na região de Santa Rosa

A Emater/RS-Ascar implantou URTs com foco em manejo e defesa sanitária animal


Foto: Divulgação

Como forma de ampliar informações e divulgar ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters), a Emater/RS-Ascar, em parceria com agricultores da região de Santa Rosa, implantou Unidades de Referência Tecnológica (URTs) com foco em manejo e defesa sanitária animal. O trabalho consiste em acompanhar novas tecnologias e formas de manejo nas propriedades e expandir os resultados, em visitas e dias de campo, para que um número maior de produtores se aproprie das informações e possa adaptar para sua realidade, buscando melhoria na sanidade animal, na geração de renda e na qualidade de vida das famílias.

Dentro do trabalho vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), até o momento são 35 unidades de bovinocultura de leite, seis de acompanhamento a pecuaristas familiares, seis de ovinocultura e 17 de controle de carrapatos, todas na região de Santa Rosa.

Além disso, nesta semana foi implantada em Santa Rosa uma URT para cultivo de trigo BRS Reponte, com o propósito de produção de silagem. São cem quilos enviados pela Embrapa para uso educativo da Aters, implantados em uma propriedade rural.

De acordo com o extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi, também estão em implantação quatro URTs de uso de bioinsumo para melhorias de pastagens, sendo duas unidades voltadas à bovinocultura de corte em Santo Antônio das Missões, e duas propriedades voltadas à atividade leiteira, sendo uma em Santa Rosa e outra em Tuparendi. ?O objetivo é aproveitar o bioinsumo para acelerar o crescimento de pastagem, sendo produto pesquisado pela Embrapa e com domínio da Biotrop, a fim de transmitir conhecimentos tecnológicos aos agricultores?, explica Lunardi. Essas unidades serão implantadas em março de 2022, com inoculação dos produtos nas sementes.

Localização das URT's

As unidades de bovinocultura de leite estão presentes em 35 municípios, sendo eles Alecrim, Alegria, Boa Vista Buricá, Caibaté, Campina das Missões, Cândido Godoi, Cerro Largo, Doutor Mauricio Cardoso, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Guarani das Missões, Horizontina, Independência, Nova Candelária, Porto Lucena, Porto Mauá, Rolador, Porto Vera Cruz, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santa Rosa, Santo Ângelo, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Senador Salgado Filho, Sete de Setembro, Três de Maio, Tucunduva, Tuparendi, Ubiretama e Vitória das Missões.

As URTs voltadas a pecuaristas familiares e à ovinocultura estão distribuídas nos municípios de Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Garruchos, Dezesseis de Novembro, Porto Xavier, Pirapó e São Miguel das Missões.

O controle de carrapatos é foco de 17 URTs presentes em 14 municípios, sendo eles Santa Rosa, Cerro Largo, Santo Antônio das Missões, Senador Salgado Filho, Guarani das Missões, Garruchos, Cândido Godói, Pirapó, Dr. Mauricio Cardoso, Campina das Missões, Três de Maio, Alecrim, Boa Vista do Buricá e Ubiretama.

Essas propriedades são consideradas modelo em seus focos e, diante disso, os demais produtores do município terão a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho em visitas e atividades coletivas que serão promovidas pela Emater/RS-Ascar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.